Russell defende regulamento e rebate críticas de Verstappen
domingo, 15 de fevereiro de 2026 às 9:30George Russell saiu em defesa do novo regulamento técnico da Fórmula 1 para 2026 após um ataque contundente de Max Verstappen, que classificou as regras como prejudiciais às corridas.
A partir de 2026, as unidades de potência passam por uma reformulação profunda. A categoria elimina o MGU-H, adota combustíveis totalmente sustentáveis e estabelece uma divisão de cinquenta por cento da potência entre o motor a combustão e as baterias.
Além disso, os sistemas elétricos agora podem gerar até 350 kW de potência, contra 120 kW em 2025. A Fórmula 1 estruturou essas regras para atrair novos fabricantes, como a Audi, além de contar com Ford e Honda como parceiros técnicos ou fornecedores completos.
Como consequência, a gestão de energia se tornou muito mais exigente para os pilotos. Verstappen, por sua vez, atacou publicamente o regulamento, chamando-o de “antiesporte” e comparando a sensação ao que descreveu como “Fórmula E turbinada”.

Russell explica bastidores políticos do regulamento
O atual campeão mundial Lando Norris já havia descartado as críticas de Verstappen. Em seguida, Russell trouxe uma visão mais ampla sobre o contexto político das regras.
“Esse é o objetivo final, mas acho que, como em qualquer coisa na vida, você não consegue marcar todas as caixinhas”, disse Russell à imprensa, ao ser questionado se a F1 deveria ter apenas o carro mais rápido possível.
“Há muito mais em jogo. Quando esses regulamentos foram criados, existia uma pressão enorme da União Europeia em direção aos veículos elétricos, e isso foi uma parte grande para a Audi entrar. Então é preciso levar isso em consideração.”
Russell também destacou o bom momento vivido pela categoria.
“Ninguém pode argumentar que a Fórmula 1 não esteja em um lugar incrível agora. Claro que queremos os melhores e mais rápidos carros. Queremos o melhor espetáculo possível. Mas como você faz isso? Como você alcança tudo isso e agrada todo mundo?”
Russell ironiza diferença entre fãs
O piloto da Mercedes acredita que nem todos enxergam a Fórmula 1 da mesma forma.
“Eu não sei como você agrada todo mundo. O que nós sentimos aqui no paddock como entusiastas de corrida, talvez esses novos fãs da Netflix sintam de forma diferente.”
“Todos nós queremos V10, V8 e aquele barulho alto, mas acho que algumas pessoas nas arquibancadas gostam de conseguir conversar enquanto assistem à corrida.”
Russell ainda fez uma observação final com tom de ironia.
“Como Lando disse, somos privilegiados por estar aqui e, sendo bem honesto, eu só quero vencer.”
“Imagino que, para um piloto que venceu bastante recentemente, você só quer o melhor carro e os carros mais divertidos de pilotar. Então, bom, você sempre pode ir para a Nordschleife, eu acho.”
audi f1, comentar formula 1, f1, george russell, gestão de energia f1, lando norris, max verstappen, mercedes f1, Motores F1 2026, noticias f1, Regulamento F1 2026, unidade de potencia f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
