Coulthard defende Verstappen e Hamilton por críticas aos motores

domingo, 15 de fevereiro de 2026 às 9:15

David Coulthard

David Coulthard saiu em defesa de Max Verstappen e Lewis Hamilton depois das duras críticas da dupla ao novo regulamento de unidades de potência da Fórmula 1.

Durante o primeiro dos dois testes de três dias no Bahrain, vários pilotos falaram abertamente contra as novas regras. Hamilton disse à imprensa que os novos carros parecem mais lentos do que a GP2, categoria hoje conhecida como Fórmula 2.

Logo depois, o britânico reforçou seu incômodo na noite de quarta-feira. Em seguida, Verstappen comparou a sensação de precisar economizar tanta energia a uma “Fórmula E turbinada”.

Por isso, a gestão de energia virou um dos principais temas no paddock. Imagens onboard mostram vários carros perdendo velocidade no fim das retas à medida que a bateria se esgota.

Além disso, os pilotos devem usar cada vez mais técnicas de lift-and-coast para recarregar energia. No entanto, muitos já criticam esse cenário por causa da grande redução de velocidade em partes da volta.

Quero ser VIP

Coulthard entende frustração dos campeões

Questionado sobre o descontentamento de Verstappen e Hamilton, Coulthard explicou que ambos perderam características importantes em relação aos carros atuais.

“Eu consigo entender porque eles perderam um elemento do que tinham antes.”

“Então, sabe, se eu te der um iPhone 3 — mesmo sendo novo — você não vai me agradecer, porque ele é menos avançado.”

“Mas, no fim, quando as luzes se apagam, é corrida, e o melhor piloto vai explorar o potencial de toda essa tecnologia da melhor maneira possível.”

FIA e Liberty Media acompanham cenário

Coulthard também afirmou que a FIA provavelmente não se sente confortável com críticas públicas desse tipo.

“Claro que tenho certeza de que a FIA não está gostando do fato de eles se manifestarem de uma forma que pode ser vista como negativa.”

Além disso, o ex-piloto comentou sobre a visão dos proprietários da categoria, a Liberty Media.

“Tenho certeza de que a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, por um lado preferiria que eles não estivessem dizendo nada além de como tudo é maravilhoso.”

“Mas, no mundo real, não existe publicidade ruim.”

“E a Fórmula 1 está surfando na crista da onda. Brad Pitt acabou de sair do maior sucesso de bilheteria da carreira dele, o filme F1.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.