Piastri alerta para risco em largadas da F1 com novo modo aerodinâmico

domingo, 15 de fevereiro de 2026 às 8:30

Oscar Piastri

Oscar Piastri acredita que a Fórmula 1 pode enfrentar um cenário de “receita para o desastre” caso os pilotos recebam autorização para usar o straight-line mode (SLM) nas largadas dos GPs.

O australiano vê o recurso como um fator que pode aumentar drasticamente os riscos em um dos momentos mais críticos de uma corrida. Por isso, ele defende mudanças antes da estreia do novo regulamento.

Como funciona o novo modo aerodinâmico

O SLM, previsto para 2026, integra o conceito de aerodinâmica ativa. O sistema abre a asa traseira de forma semelhante ao DRS e, ao mesmo tempo, reduz os flaps da asa dianteira para diminuir o arrasto.

Logo depois, os elementos retornam à posição original antes das curvas. Dessa forma, os carros ganham mais velocidade em linha reta, mas perdem carga aerodinâmica durante o acionamento.

Quero ser VIP

Largadas já preocupam equipes e pilotos

Atualmente, as largadas da F1 já geram apreensão no paddock. Os novos procedimentos exigem precisão absoluta e deixam pouca margem para erro.

Além disso, com a remoção do MGU-H, os pilotos precisam acionar manualmente o turbo para eliminar o atraso de resposta. Ao mesmo tempo, devem evitar excesso de giros no motor e controlar a quantidade de energia enviada à bateria. Tudo isso acontece em poucos segundos.

Consequentemente, qualquer elemento adicional tende a aumentar o nível de complexidade.

Piastri cobra debate imediato

Conversas estão programadas para a próxima semana com o objetivo de encontrar soluções. Piastri acredita que o uso do SLM na largada precisa entrar nesse debate.

“Certamente vamos precisar desses três dias para fazer tudo funcionar de uma forma mais próxima do que queremos”, disse Piastri à imprensa.

“O tempo extra de testes definitivamente tem sido necessário apenas para os sistemas, e como categoria precisamos desse tempo. Do ponto de vista de desempenho, provavelmente não é algo essencial, mas existem muitas questões, do ponto de vista de segurança, que precisam ser entendidas e resolvidas.”

“As largadas são as mais óbvias por enquanto, e também as ultrapassagens, mas sempre será difícil até que você realmente tenha uma corrida.”

“[É sobre] se usamos o straight-line mode na largada, porque acho que um pelotão de 22 carros com algumas centenas de pontos a menos de pressão aerodinâmica soa como uma receita para o desastre para mim.”

“Então, há alguns desses aspectos que precisam ser discutidos.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.