Mercedes lidera teste no Bahrain com Antonelli mais rápido
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 às 16:30O primeiro teste de pré-temporada no Bahrain terminou com uma dobradinha da Mercedes no topo da tabela de tempos. Kimi Antonelli marcou 1min33s669 e garantiu a volta mais rápida da semana, superando o companheiro de equipe George Russell por 0s249.
Além disso, Lewis Hamilton, agora pela Ferrari, apareceu logo atrás com 1min34s209. Os três pilotos utilizaram o composto C3 e, consequentemente, não apenas lideraram o dia como também registraram os melhores tempos gerais ao longo dos três dias de atividades em Sakhir.
Antonelli e Russell quebram barreira
Ao considerar as 24 horas completas de pista, entre quarta e sexta-feira, Antonelli e Russell foram os únicos pilotos a girar abaixo de 1min34s. Dessa forma, reforçaram a boa forma da Mercedes neste início de trabalho.
Oscar Piastri, da McLaren, terminou o dia em quarto e, por sua vez, foi o mais rápido com os dois compostos mais duros. O australiano marcou 1min36s234 com o C2 e 1min36s899 com o C1.
Ainda assim, as melhores marcas absolutas nesses pneus continuam pertencendo a Lando Norris, com 1min34s669 no C2, e a Max Verstappen, com 1min35s631 no C1.

Equipes priorizam simulações de corrida
Assim como no dia anterior, várias equipes concentraram seus programas em stints longos. O foco, portanto, esteve claramente em entender comportamento de pneus e consumo de energia.
Nesse contexto, Piastri completou 24 voltas com um jogo de C1 e 22 voltas com um jogo de C2. Enquanto isso, as sequências mais extensas com o C3 ficaram novamente com os dois pilotos da Mercedes, que realizaram 18 voltas cada utilizando esse composto.
Pirelli avalia dados positivos
O diretor de motorsport da Pirelli, Mario Isola, destacou que os três dias de testes foram importantes para validar os dados coletados anteriormente.
“Estes três primeiros dias de testes no Bahrain foram úteis para confirmar, após a semana de shakedown em Barcelona, que os resultados obtidos durante os testes de desenvolvimento do ano passado com carros-mula são suficientemente representativos. As características dos compostos parecem estar alinhadas com as expectativas e o retorno dos pilotos tem sido positivo. Os novos compostos mantiveram boa resistência mecânica, reduzindo a ocorrência de granulação, como verificado nos últimos dias, e parecem manter o superaquecimento sob controle.”
Além disso, Isola comentou sobre os desafios trazidos pelo novo sistema de entrega de potência. “É claro que os pilotos ainda estão se adaptando ao sistema de entrega de potência. A evidência de alguns flat spots nos pneus sugere que eles podem ter alterado a abordagem nas entradas de curva. Já na saída, a entrega de potência elétrica tende a provocar escorregamento do eixo traseiro, elevando a temperatura superficial dos pneus e causando uma leve perda de aderência.”
Na visão do dirigente, a próxima semana deve trazer mais voltas focadas em desempenho. “Na próxima semana, esperamos que as equipes foquem mais em voltas de performance, embora provavelmente sem revelar todo o seu potencial. Combinado com as simulações de corrida realizadas nos últimos dias, teremos um panorama mais claro do que esperar para o início da temporada. Isso nos permitirá refinar as escolhas de compostos para as corridas a partir de Miami, primeiro evento para o qual os pneus ainda não foram enviados.”
Uso de pneus e condições de pista
Durante a sessão de oito horas desta sexta-feira, o C3 foi o composto mais utilizado, com 687 voltas, representando 48% do total. Em seguida, o C2 acumulou 431 voltas, equivalentes a 30%, enquanto o C1 somou 306 voltas, com 21%.
Paralelamente, as temperaturas ficaram ligeiramente mais altas do que nos dois dias anteriores. A pista atingiu 44 graus Celsius, com mínima de 27, enquanto o ar variou entre 27 e 33 graus Celsius.
Ausências e quilometragem total
Lando Norris, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Charles Leclerc e Arvin Lindblad não foram à pista neste último dia.
Por fim, ao longo dos três dias de testes no Bahrain International Circuit, os carros percorreram um total de 20.673 quilômetros. Desse total, 51% foram realizados com o C3. Em número de jogos utilizados, o composto mais macio contabilizou 144 jogos, contra 79 do C2 e 42 do C1.
Agora, as equipes terão uma breve pausa antes da próxima sessão, que começa na próxima quarta-feira, novamente no Bahrain. Desta vez, será possível escolher uma alocação de 24 jogos entre toda a gama de pneus slick, do C1 ao C5, além da possibilidade de reutilizar jogos da primeira semana que tenham completado no máximo nove voltas.
comentar formula 1, desempenho F1, f1, george russell, Kimi Antonelli, lewis hamilton, mercedes f1, noticias f1, pirelli f1, pneus f1, pré-temporada f1, tempos de volta f1, teste Bahrain F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
