Vasseur pede clareza e descarta protesto contra Mercedes
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 às 15:55Frédéric Vasseur afirmou que a Ferrari busca esclarecimentos sobre o suposto “truque” da Mercedes envolvendo a taxa de compressão do motor, mas deixou claro que a equipe italiana não pretende apresentar nenhum protesto formal.
O tema ganhou força após críticas de Toto Wolff às reclamações de rivais. O chefe e CEO da Mercedes se mostrou irritado com as insinuações e declarou: “Especificamente nessa área, é muito claro o que o regulamento diz, é muito claro quais são os procedimentos padrão em qualquer unidade de potência, mesmo fora da Fórmula 1. Então resolvam essa m****.”
Ferrari quer entendimento comum
Falando no Bahrain, Vasseur reforçou que o objetivo da Ferrari não é criar um conflito esportivo. Segundo ele, a prioridade é garantir que todas as equipes interpretem as regras da mesma maneira.
“Não estamos aqui para fazer um protesto. Estamos aqui para ter um regulamento claro e para que todos tenham o mesmo entendimento. Mas não falamos sobre protesto”, afirmou o dirigente.
O francês destacou que a chegada do novo ciclo técnico ampliou a existência de zonas cinzentas no regulamento. Essas áreas, segundo ele, geram leituras diferentes entre equipes e até mesmo entre equipes e a FIA.

Zonas cinzentas fazem parte do novo ciclo
“Com os novos regulamentos da bateria, do motor, do chassi, dos pneus e do regulamento esportivo, estávamos indo na direção em que teríamos áreas cinzentas”, explicou Vasseur.
Ele acrescentou que interpretações divergentes são praticamente inevitáveis nesse cenário. “Haveria entendimentos diferentes das regras de equipe para equipe, e às vezes de equipe para a FIA. É uma consequência direta de um novo regulamento, e sempre foi assim.”
Para Vasseur, o ponto central agora é alcançar uma definição objetiva. “O mais importante para mim é ter clareza. Todos podem aceitar que cometemos erros ou que não tivemos o mesmo entendimento antes. Mas o que precisamos é que fique claro que agora é ‘assim’. Acho que é isso que podemos esperar a partir da próxima semana.”
Bastidores F1, comentar formula 1, controvérsia técnica, f1, ferrari f1, frederic vasseur, mercedes f1, motor f1, noticias f1, regulamento f1, teste do Bahrain, toto wolff, unidade de potencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
