EXCLUSIVO Dude: A FIA seguiu todo o processo da nossa UP
sábado, 7 de fevereiro de 2026 às 20:00
Mercedes com George Russell
Por: Adauto Silva
Dude: “Adawotw, a FIA seguiu todo o processo da nossa UP each step of the way (cada passo do caminho) desde o dia 1. Tudo foi aprovado por eles em todas as vezes e temos todos os registros disso, quem aprovou o que, quando, onde, todas as datas, assinaturas, nomes das pessoas, horários, inúmeros documentos e etc.”
“Eles também devem ter tudo em seus arquivos internos. Contudo, caso tenham ‘perdido’ alguma coisa, o Lobo não terá problema algum em colaborar agora. Ele pode fazer quantas cópias eles quiserem de tudo para enviar ou mostrar a eles.”
“Nossa UP não tem apenas uma, mas várias inovações além do ICE (motor a combustão).”
“É só isso que eu tenho para dizer e que você pode publicar.”
Isso aconteceu foi hoje, depois de eu perguntar para ele durante toda a semana sobre o motor deles. Eu entendo que a FIA só pode impedi-los de usar essa UP se mudarem o regulamento atual. No entanto, não acredito que seja minimamente viável nessas alturas da competição.
Estamos a menos de uma semana dos testes de pré-temporada no Bahrain.

Dentro aa câmara de combustão
A ameaça de Ola Källenius e o tribunal
Isso explica também porque o presidente Ola Källenius disse que vai aos tribunais se a FIA mudar o regulamento. Ele pretende defender o motor da Mercedes que a própria entidade aprovou anteriormente. A última aprovação aconteceu após uma reunião entre representantes de cada equipe e a entidade máxima do automobilismo. O encontro aconteceu antes do início da semana do shakedown em Barcelona.
Caso a FIA mude o regulamento e prejudique a Mercedes, não descarto um problemão no futuro. Pode ocorrer algo parecido com o que aconteceu em 1980 entre FISA e FOCA. Naquela época, a disputa política acarretou no boicote de algumas equipes importantes. Nomes como McLaren, Williams, Brabham e Lotus sequer alinharam seus carros para o GP de Ímola.

A corrida acabou sendo disputada com apenas 14 carros no grid oficial. O boicote aconteceu após a FISA desclassificar Nelson Piquet e Keke Rosberg do GP do Brasil. Eles foram punidos por usarem “caixas d’água” para burlar o peso mínimo dos carros. Logo após esse evento, a FOCA declarou guerra e o clima ficou tenso.
Hoje, se acontecesse isso, teriam várias equipes envolvidas no processo. Mercedes, McLaren, Alpine e Williams poderiam se juntar para fazer algo parecido em conjunto. Afinal, todas elas usam a UP da Mercedes atualmente na categoria.
É a primeira vez que vejo um campeonato pegar fogo dessa maneira antes mesmo de começar.
Vamos seguir tudo de perto para informar você. Aqui no Autoracing você não perde nada importante sobre o esporte. Além disso, você sempre terá informações exclusivas de dentro de três das mais importantes equipes da F1.
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
adauto silva, autoracing, comentar formula 1, f1, fia, formula 1, gp, maior comunidade F1, mercedes, motor da Mercedes, noticias f1, testes de pré-temporada, up!
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.