Wolff vê ultrapassagem em Barcelona como sinal de corridas melhores
sábado, 7 de fevereiro de 2026 às 10:15Toto Wolff destacou uma ultrapassagem vista durante o shakedown de Barcelona como um forte indício de como as disputas roda a roda podem se desenvolver nesta temporada da Fórmula 1. Além disso, para o CEO e chefe da equipe Mercedes, o episódio reforça o potencial positivo dos novos regulamentos técnicos.
Neste ano, a categoria introduziu mudanças profundas tanto nas regras aerodinâmicas quanto nos motores. Por isso, na semana passada, as equipes estiveram em Barcelona para coletar os primeiros dados de pista. Como resultado, a Mercedes encerrou o shakedown com 500 voltas completadas ao longo de três dias.
Com o novo pacote técnico, os pilotos precisam gerenciar de forma mais estratégica a energia extra disponível ao longo da volta. Dessa forma, podem surgir diferenças relevantes de velocidade durante disputas diretas.
Nesse contexto, Wolff afirmou que já viu esse efeito acontecer na prática. Segundo ele, George Russell ultrapassou outro piloto com grande vantagem de velocidade.
“Eu não vejo pontos piores”, disse Wolff a veículos de imprensa, ao ser questionado sobre os novos carros.
“Eu não estou exagerando nem tentando fazer um produto parecer melhor do que é, mas acho que os carros são incríveis.
“Pela aparência, eles estão espetaculares. Eles parecem carros de Fórmula 1 novamente. Além disso, não são pequenos demais, não são grandes demais. Também não são como as baleias do passado. A estética é muito boa”.

Da mesma forma, o dirigente elogiou o conceito das unidades de potência. “Eu gosto do conceito do motor em termos de impulso. George [Russell] passou por [Franco] Colapinto enquanto o Colapinto fazia suas voltas longas, foi algo como 50 ou 60 quilômetros de diferença de velocidade em linha reta.
“Isso é super empolgante, onde, quando e como os pilotos vão usar e otimizar isso”.
Wolff discorda de Ocon sobre dificuldade para ultrapassar
Após o teste, Esteban Ocon afirmou que espera mais dificuldade para os pilotos realizarem ultrapassagens em 2026. No entanto, Wolff chegou a uma conclusão diferente.
“Vamos ver muito mais ultrapassagens.
“Vamos vê-las em áreas em que não esperaríamos.
“Além do fato de termos os carros mais rápidos e os melhores pilotos, também haverá essa dimensão adicional de pilotagem inteligente e tática, que será fácil de entender para a Fórmula 1.
“Até agora, eu realmente não vi nenhum ponto negativo. Portanto, eu não falaria besteira nem exageraria algo em que não acredito. Para mim, até agora, tudo marcou todas as caixas”.
carros F1, comentar formula 1, f1, Franco Colapinto, george russell, mercedes f1, motores f1, noticias f1, novos regulamentos f1, testes de Barcelona, toto wolff, ultrapassagens f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
