Norris explica impacto da economia de bateria na classificação

sábado, 7 de fevereiro de 2026 às 9:30

Lando Norris

Lando Norris afirmou que os fãs ainda precisam de tempo para se acostumar ao fato de os pilotos não andarem “flat out” durante toda a volta de classificação na Fórmula 1. Com os novos regulamentos técnicos, a gestão de bateria assume papel central no desempenho. Por isso, os pilotos agora aliviam em pontos da pista que antes faziam de pé cravado.

Falando a um grupo seleto de jornalistas, Norris explicou como essa mudança altera completamente a forma de abordar uma volta lançada. “Foi divertido de pilotar. É diferente, claro. Quando você está em uma volta de classificação e precisa aliviar um pouco”.

Além disso, o britânico destacou que esse comportamento contraria tudo o que um piloto aprende desde as categorias de base. “Certamente não é o que você cresceu fazendo, não é o que você faz no kart, não é nada do que você já fez. Então existem desafios diferentes: quando você está começando uma volta e, mentalmente, você pensa, ‘ok, aqui vamos nós’”.

Na sequência, Norris detalhou que até mesmo o último setor da pista agora exige cautela. “E você não acelera tudo na última curva porque está economizando a bateria. Aí cruza a linha e alivia de novo. Certamente não é assim que você normalmente pensa em começar uma volta de classificação, mas esse é simplesmente o desafio que temos”.

Segundo o atual campeão mundial, quanto mais rápido os pilotos se adaptarem, melhor será o espetáculo entregue ao público. “Isso também vai melhorar com o tempo, quando as pessoas descobrirem as coisas de uma forma melhor. E tenho certeza de que, com o tempo, vamos tentar fazer ajustes para tornar isso melhor para as corridas e melhor para todos que assistem”.

Quero ser VIP

Primeiras sensações nos testes de Barcelona

As equipes concluíram na semana passada o primeiro teste de pré-temporada no Circuito de Barcelona-Catalunha. Logo após o primeiro contato real com os novos carros, Norris já sentiu diferenças claras em relação ao ano anterior.

O piloto da McLaren destacou que os carros agora exigem mais esforço físico e mais controle. “Eles foram bem divertidos porque há mais potência e mais esforço até certo ponto, o que significa que você está forçando mais, tendo que controlar um pouco mais o carro e lutar contra ele em alguns momentos”.

Além disso, Norris citou curvas específicas do traçado catalão como exemplo. “A curva 9 em Barcelona, a curva 3 e a última curva eram praticamente flat no ano passado. O que é rápido, especialmente a última curva, fazer quase flat é uma grande conquista em um carro de Fórmula 1. Neste ano ela é mais longa, você precisa frear um pouco”.

Mudança pode abrir portas para mais disputas

Para Norris, as alterações também tendem a tornar as corridas mais interessantes. “São muitas curvas que eram fáceis em anos anteriores, nos últimos anos, que querem se tornar curvas muito maiores novamente, então isso é uma coisa boa em alguns aspectos e, portanto, você pode ver mais corridas”.

Além disso, o britânico explicou que os pneus passam a ter influência maior em várias partes da pista. “Você pode ter estratégias diferentes porque o que era flat no ano passado e não era realmente uma seção limitada por aderência, agora, quando você coloca um jogo novo de pneus, você conseguirá ganhar em muito mais partes do traçado”.

Ainda assim, o piloto reconhece que há muito trabalho pela frente. “Há muitas coisas que ainda precisamos descobrir e aprender, estratégias, paradas nos boxes, todas essas coisas, os pneus, ainda é uma das maiores áreas”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.