Honda considera teste de Barcelona um marco com a Aston Martin

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 às 9:21

Aston Martin

A Honda avaliou o teste de Barcelona da semana passada como um verdadeiro divisor de águas na parceria com a Aston Martin.

Segundo Shintaro Orihara, gerente geral de pista e engenheiro-chefe da fabricante japonesa, o trabalho representou um passo essencial antes do primeiro teste oficial da temporada no Bahrain.

Além disso, a atividade de cinco dias marcou a estreia da Aston Martin em pista desde que passou a atuar como equipe oficial da Honda. Dessa forma, o ensaio ganhou importância imediata tanto do ponto de vista técnico quanto estratégico.

Quero ser VIP
 

Primeiros sinais do novo projeto

Embora a Aston Martin tenha rodado apenas na última hora do penúltimo dia e durante todo o dia final, o impacto foi imediato. Afinal, o AMR26 projetado por Adrian Newey já chamou atenção no paddock por suas soluções ousadas.

No curto período de atividade, a equipe sediada em Silverstone completou 65 voltas. Desse total, apenas quatro ficaram a cargo de Lance Stroll. Ainda assim, o número reduzido não gerou preocupação interna.

Fernando Alonso, por sua vez, assumiu o carro durante todo o último dia do teste. Assim, a Honda concentrou seus esforços na coleta de dados do novo motor, priorizando o entendimento dos sistemas e do comportamento geral do conjunto.

Quilometragem e confiabilidade como foco

Agora, o foco se desloca completamente para o teste de três dias no Bahrain, marcado para a próxima semana. Nesse contexto, ganhar quilometragem se torna fundamental. Orihara reconhece que a prioridade será avaliar a confiabilidade da unidade de potência.

“Foi um processo longo, sendo bastante honesto”, afirmou o dirigente. “Anos de desenvolvimento e trabalho duro culminam neste momento. Sakura, HRC UK e Aston Martin trabalharam incansavelmente para desenvolver, planejar e construir tudo”.

Em seguida, ele reforçou a relevância do shakedown espanhol. “O teste de Barcelona foi um momento decisivo na nossa relação e acima de tudo um passo claro na direção certa”.

Por fim, Orihara destacou o próximo objetivo técnico.

“Agora, queremos acumular quilometragem com a unidade de potência para confirmar a confiabilidade do motor e verificar todas as funções. Estamos ansiosos para entender como o pacote completo – carro e motor – vai se comportar como uma única máquina”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.