Comentarista vê confiança discreta na postura de Verstappen

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 às 9:32

Max Verstappen

Max Verstappen aparenta estar discretamente confiante no potencial do novo motor da Red Bull. Segundo Bernie Collins, essa confiança não surge tanto nas palavras, mas sobretudo na linguagem corporal do piloto após os testes de pré-temporada.

Em 2026, a Red Bull adotará pela primeira vez um motor desenvolvido internamente. A unidade RBPT-Ford acumulou 622 voltas em Barcelona, somando os programas de Red Bull e Racing Bulls. Dessa forma, o número reforça um início sólido para um projeto que ainda desperta dúvidas no paddock.

Além disso, o mesmo motor já havia sido utilizado pela Racing Bulls em um shakedown prévio em Imola. Em seguida, durante os testes na Espanha, o conjunto apresentou alto nível de confiabilidade. Não houve falhas técnicas.

A única preocupação para a equipe surgiu no segundo dia, quando Isack Hadjar sofreu um acidente e interrompeu a sessão.

Quero ser VIP
 

Expectativas iniciais colocavam Red Bull atrás das rivais

Inicialmente, o consenso no paddock indicava que a Red Bull ficaria atrás de Ferrari e Mercedes em termos de unidade de potência. Afinal, ambas contam com décadas de experiência.

Inclusive, o então chefe Christian Horner destacou no ano passado que as rivais somam cerca de 70 anos de know-how no desenvolvimento de motores.

No entanto, apesar desse cenário, a percepção interna parece diferente. Aos poucos, sinais dessa confiança começaram a surgir. E segundo Collins, Verstappen é o principal reflexo disso.

Collins analisa postura de Verstappen

Ao comentar o comportamento do holandês após o shakedown, Collins afirmou que a linguagem corporal do piloto falou mais alto do que qualquer declaração. Durante o podcast da Sky Sports F1, a ex-estrategista explicou que o clima em torno do motor mudou de forma perceptível.

“Havia muito ruído no paddock no ano passado dizendo que esse motor teria grandes dificuldades”, afirmou Collins. “Dizia-se que ele não seria tão bom quanto os outros. Porém, internamente, a história pode ter sido bem diferente. Agora, começamos a ver essa confiança aparecer”.

Além disso, Collins destacou o tom tranquilo de Verstappen. “Max parece bastante relaxado. Isso fica claro pela postura. Ele não está apenas repetindo um discurso, realmente parece confortável”.

Embora o piloto tenha admitido que o carro ainda possui margem para evolução – algo normal no primeiro teste de qualquer temporada – há um detalhe que chama atenção.

“Ele tem aquele pequeno sorriso que às vezes aparece nas entrevistas”, concluiu Collins. “É como se ele soubesse muito mais do que nós”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.