FE – Evans vence o E-Prix de Miami após grande ultrapassagem

sábado, 31 de janeiro de 2026 às 20:00

Mitch Evans

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, executou uma manobra espetacular para assumir a liderança da corrida e disparar rumo à vitória em condições difíceis em Miami, com o neozelandês subindo ao degrau mais alto do pódio à frente de Nico Müller e Pascal Wehrlein, ambos da Porsche.

O Sunshine State foi afetado por condições climáticas instáveis antes da terceira etapa da temporada 2025/26, e o tempo úmido exigiu cada grama de talento e concentração do grid de 20 pilotos da Fórmula E ao longo de uma exigente corrida de 41 voltas.

Evans, da Jaguar, chegou à prova sem pontos até então na temporada, mas com a oportunidade — largando em nono no grid — de reverter esse cenário.

A primeira metade da corrida foi extremamente complicada, com o pole position Müller mantendo a liderança após uma largada atrás do Safety Car, embora o novato da Andretti, Felipe Drugovich, tenha aproveitado uma ativação imediata do MODO ATAQUE de 50 kW com tração integral para escalar até a primeira posição nas primeiras voltas sob chuva.

Müller voltou a aparecer na frente após a primeira rodada de MODO ATAQUE e conseguiu capitalizar um incidente — com a chuva se intensificando — entre Drugovich e António Félix da Costa, da Jaguar TCS Racing, que tirou ambos da disputa pela vitória.

No meio de tudo isso, Evans enxergou sua chance de avançar, saindo do fim do top 10 até posições de pódio antes de uma manobra perfeita de switchback na volta 27 lhe permitir superar Müller, com o alemão caindo na finta.

A partir daí, o neozelandês conseguiu controlar sua vantagem sobre os rivais e administrar a segunda rodada de ativações do MODO ATAQUE para receber a bandeira quadriculada com uma sólida vantagem de 3s1, conquistando assim um recorde de 15 vitórias na Fórmula E e ultrapassando também a marca de 1.000 pontos na categoria.

Müller terminou em segundo, com Pascal Wehrlein — que havia largado em 11º — completando o pódio; mais uma atuação consistente para a motorização Porsche.

A quarta posição foi o melhor resultado da corrida para Joel Eriksson (Envision Racing), com Nyck de Vries e Edo Mortara, ambos da Mahindra Racing, fechando os seis primeiros. O atual campeão Oliver Rowland (Nissan) não passou de 12º.

Apesar de não pontuar com um 16º lugar, o vencedor da Cidade do México, Nick Cassidy (Citroën Racing), segue liderando o campeonato de pilotos, com 40 pontos contra 38 de Wehrlein. A Porsche amplia sua vantagem nas classificações de equipes e fabricantes.

A Fórmula E segue para Jeddah dentro de duas semanas, para a quarta etapa da temporada 2025/26.

Como foi a corrida

Com condições úmidas em Miami e sem rodagem prévia em pista molhada, a corrida começou atrás do Safety Car Porsche Taycan Turbo GT.

O pelotão se reagruparou após cinco voltas de neutralização para uma largada parada, com os líderes brigando por posição na Curva 1.

Müller se manteve na frente, com Drugovich ativando imediatamente o primeiro de seus dois impulsos de MODO ATAQUE de 50 kW com tração integral e assumindo a liderança poucas curvas depois, em condições complicadas e com a pista encharcada.

Müller e de Vries seguiram o mesmo caminho com o MODO ATAQUE uma volta depois, enquanto Eriksson e Wehrlein o fizeram na volta 8. Os dois primeiros chegaram à liderança na volta 9, com seus períodos de MODO ATAQUE se sobrepondo ao de Drugovich.

A liderança voltou a mudar na volta 11, quando o brasileiro da Andretti superou o Mahindra de de Vries para assumir a segunda posição, com Nico Müller, da Porsche, ainda na frente. Algumas voltas depois, Drugovich chegou à P1 ao ultrapassar Müller no Setor 1.

As condições eram extremamente difíceis e escorregadias, com pouquíssima aderência disponível. Da Costa foi o próximo entre os líderes a ativar o MODO ATAQUE e rapidamente levou seu Jaguar ao top 3 na volta 17, beneficiando-se da tração integral.

A segunda posição virou primeira na saída da última curva para o português, restando um minuto do seu primeiro MODO ATAQUE.

Evans seguiu o exemplo do companheiro e acionou sua primeira dose de MODO ATAQUE para escalar até o terceiro lugar saindo do fundo do top 10, com a tração integral se mostrando extremamente valiosa em condições ainda complicadas.

Da Costa liderava por uma margem mínima sobre Müller, Evans, Drugovich, de Vries, Wehrlein, Eriksson, Mortara, Martí e Maloney na volta 24.

Na curva do grampo, Müller retomou a liderança da corrida e manteve a posição na pista ao passar pela Curva 1 na volta seguinte para conter da Costa, enquanto o português lutava com o companheiro pelo segundo lugar. Evans conseguiu contornar a Curva 1 por fora na volta 26 para assumir a P2 e partir para cima de Müller.

Isso não duraria muito: Drugovich tocou e fez da Costa rodar justamente quando a chuva começava a cair com mais força, jogando o português para a sexta posição e enviando Drugovich aos boxes para reparos, saindo completamente da briga.

Ao fim da volta 27, Evans enganou Müller com uma finta para roubar a liderança nas últimas curvas — uma manobra espetacular — com de Vries agora em terceiro.

Evans havia construído uma vantagem de 1s5 ao chegar à volta 30 sobre Müller e de Vries. Todo o pelotão ainda precisava fazer a segunda ativação do MODO ATAQUE, então tudo poderia mudar.

Wehrlein foi o primeiro do top 10 a passar pelo loop de ativação para seu segundo MODO ATAQUE, de quatro minutos, com o impulso de 50 kW e tração integral. Müller respondeu na volta 34 para se proteger, enquanto Wehrlein assumia a P3 e Müller se colocava em segundo, antes de o líder Evans ativar seu MODO ATAQUE.

Evans tinha a sobreposição do MODO ATAQUE e soube aproveitá-la, ampliando sua vantagem para 2s5 com duas voltas para o fim. Ele e Müller haviam deixado Wehrlein a seis segundos, e tudo indicava uma pilotagem perfeitamente controlada do neozelandês.

E foi exatamente isso: Evans manteve o controle até a bandeira quadriculada para vencer à frente de Müller e Wehrlein.

Veja o resultado completo do E-Prix de Miami de 2026 no link:
https://fiaformulae.com/en/results?season=8088703b-96c1-410d-a48b-77fca322334f&race=7bc3ed84-ccfb-44ed-ad8a-fbf579bd93d7&tab=race

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.