Norris ignora tempos em Barcelona e foca confiabilidade
sábado, 31 de janeiro de 2026 às 9:45Lando Norris deixou claro que não se deixou influenciar pelas diferenças de tempo registradas entre as equipes durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona. Mesmo com voltas competitivas ao longo da semana, o britânico explicou que o foco da equipe esteve longe da busca por desempenho absoluto.
Atual campeão de pilotos de 2025, Norris falou após sua participação no último dia de atividades na pista catalã. Segundo ele, o principal objetivo foi entender o comportamento do carro, sobretudo no aspecto da confiabilidade, e não comparar resultados no cronômetro.
“É muito fácil se deixar levar por comparações. Isso acontece porque todos nós somos competitivos, então você sempre quer se ver indo bem e sentir que pode ser rápido”, explicou Norris em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.
Prioridade total na confiabilidade
Na sequência, o piloto detalhou o trabalho realizado ao longo dos diferentes programas de testes. De acordo com Norris, a equipe coletou informações importantes tanto em simulações com pouco combustível quanto em stints com maior carga, além de avaliar o comportamento dos pneus.
“Acho que entendemos muita coisa, tanto em voltas com pouco combustível quanto com muito combustível, e também sobre os pneus. O que realmente viemos fazer aqui foi entender o carro, especialmente do ponto de vista da confiabilidade, garantir que todos os sensores estejam funcionando como deveriam, que as unidades de potência estejam funcionando como deveriam, o câmbio, seja o que for, tudo fazendo exatamente o que esperamos, porque confiabilidade é uma das coisas mais importantes”, acrescentou.

Trabalho contínuo com o MCL40
Norris também ressaltou que a equipe seguirá analisando os dados coletados em Barcelona nos próximos dias. Enquanto isso, o britânico afirmou que ainda trabalha para alcançar total conforto ao volante do MCL40.
“Muita coisa vem desse lado, e muita coisa será analisada nos próximos dias e semanas, quando a equipe vai olhar tudo com mais calma e tentar melhorar e evoluir”, comentou.
Do ponto de vista pessoal, Norris explicou que o processo envolve ajustes finos no estilo de pilotagem. “Da minha parte, é basicamente voltar a ficar confortável com o carro. Há alguns pequenos detalhes que preciso mudar aqui e ali, mas, fora isso, ainda parece um carro de corrida, ainda parece rápido e ainda é prazeroso de pilotar”, concluiu.
Mesmo com uma das voltas mais rápidas da sexta-feira, Norris terminou cerca de três décimos atrás do tempo estabelecido por Lewis Hamilton. Além disso, o piloto da McLaren ficou alguns décimos distante da marca registrada por George Russell durante suas passagens pela pista no mesmo dia.
Barcelona, campeonato de pilotos, comentar formula 1, confiabilidade, formula 1, george russell, lando norris, lewis hamilton, MCL40, mclaren, testes de pré-temporada, unidades de potencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
