O fim dos magos na Fórmula 1

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 às 19:08

“Mago” Adrian Newey

Colaboração: Antonio Carlos Mello Cesar

A figura do projetista, os antigos “magos na Fórmula 1”, que através de ideias e conceitos revolucionários levaram equipes a ciclos vitoriosos, estão em fase de extinção  substituídos por softwares, inteligência artificial e alta tecnologia digital.

Atualmente um carro de F1 é praticamente construído pelo regulamento, um número crescente de componentes padronizados deixa pouca margem para criatividade. As peças normatizadas estão presentes na unidade de controle eletrônico, no sistema de freios, caixa de câmbio, célula de sobrevivência (monocoque) e estruturas de impacto.

Existem também elementos de fonte aberta cujo desenho e especificações se encontram hospedados em um servidor da FIA para compartilhamento das equipes e diz respeito à estrutura do assoalho dianteiro, eixo de transmissão, coluna de direção.

Componentes estes que podem receber pequenas modificações controladas pela FIA. Superfícies aerodinâmicas são as áreas de maior liberdade das equipes, porém dentro de regras estritas.

O primeiro e também o mais genial dos magos foi Colin Chapman criador do chassi monocoque no Lotus 25 de 1962, conceito que até hoje é à base de todos os carros da F1…

Posicionamento dos radiadores na lateral dos monopostos, Lotus 72 de 1970, ordenamento usado atualmente na F1… Efeito Solo que utiliza o fluxo de ar embaixo do carro para gerar sucção… Motor como membro estrutural eliminando uma pesada subestrutura traseira, padrão na F1 atual.

Quero ser VIP

 Tecnologia Computacional

Nesse ponto chegamos ao derradeiro mago Adrian Newey que ainda hoje pode ser visto circulando pelos boxes da Aston Martin carregando uma prancheta de anotações e desenho. A grande estrela do design na F1 moderna é o software CAD avançado (Desenho Assistido por Computador) integrando modelagem 3D complexa, automação de tarefas, simuladores vanguardistas, tudo muito além do simples desenho.

Aliado ao CAD outro software poderoso o NX usado na engenharia aeroespacial e o CADIA da Dussault Sistemes.

Uma legião de engenheiros trabalha no projeto de um F1, várias equipes são designados para áreas particularizadas como aerodinâmica, suspensão, câmbio, sistemas de direção e estrutura de materiais compósitos.

Especialistas em design e aerodinamicistas colaboram entre si, usando simulações com dinâmica de fluidos computacionais e testes no túnel de vento.

Analistas de tensão utilizam software para garantir que os materiais empregados irão suportar a força incidente no carro meio as altas velocidades atingidas.

Pilotos perdem espaço

Pilotos técnicos, nem sempre os mais rápidos de sua época, tipo Lauda, Piquet, Prost etc., experientes com vasto conhecimento, importantes no desenvolvimento do carro, donos da própria estratégia, contentando cada circunstância de um GP a seu favor, vem perdendo espaço. Jovens pilotos que carregam muita velocidade e seguem à risca instruções sem cometer erros.

Durante uma corrida toda sapiência emana dos boxes e do papel multifacetado dos engenheiros de campo em coparticipação estreita com outros tantos profissionais alojados na fábrica.

Ao longo da prova são analisadas as condições de pista, vento, temperatura do asfalto, dos pneus, modos de motor, efeitos aerodinâmicos, trabalho da suspensão para aperfeiçoar desempenho e menor desgaste dos pneus, bem como a melhor estratégia de corrida.

Resta saber entre os pilotos clássicos, técnicos, multicampeões, quem vai se aposentar primeiro: Hamilton ou Alonso? Aquele que permanecer será então o “Último dos Moicanos”.

Antonio Carlos Mello Cesar
São Paulo – SP

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.