Red Bull procura caminho diferente em Barcelona (video)
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 às 16:32
Red Bull em Barcelona – shakedown 2026
A Red Bull em Barcelona procurou um caminho diferente nos primeiros dias do shakedown. Isso ocorreu após revelar o carro real de Max Verstappen e Isack Hadjar. O monoposto foi construído conforme o regulamento da F1 de 2026.
O paddock da F1 se reuniu pela primeira vez em 2026 no Circuito da Catalunha para um shakedown de cinco dias. A Red Bull foi uma das primeiras equipes a entrar na pista na segunda-feira. Além disso, Hadjar ditou o ritmo inicial. Verstappen e Hadjar testaram o RB22 na chuva na terça-feira.
No primeiro dia na Espanha, os pequenos sidepods da Red Bull confundiram as equipes rivais. Hadjar marcou a volta mais rápida naquele momento. Verstappen também revelou o inovador conceito de asa dianteira da Red Bull no segundo dia. O tetracampeão deu suas primeiras voltas ao volante de um carro para 2026.
Inovações técnicas no circuito da Catalunha
As equipes podem participar de quaisquer três dos cinco dias do evento a portas fechadas. Contudo, ainda não se sabe quando a Red Bull voltará a andar. Hadjar sofreu um acidente no final do segundo dia do shakedown em Barcelona. Ele danificou a traseira do RB22 após sair da pista e bater na última curva. Veja:
A Red Bull foi ao extremo com o furo no difusor traseiro para 2026. Os esforços de Hadjar e Verstappen em Barcelona deram às equipes rivais a primeira oportunidade de ver o carro real. O modelo levado para Montmeló é muito diferente das imagens iniciais divulgadas anteriormente pela equipe.
Em particular, a terça-feira revelou os esforços extremos no design do difusor traseiro do carro de Hadjar e Verstappen. A Red Bull foi muito além do que a Mercedes e a Ferrari fizeram. Segundo a revista Motorsport-Magazin, a Red Bull eliminou totalmente a parede lateral entre o difusor e os pneus.

Detalhes aerodinâmicos do novo RB22
A Mercedes e a Ferrari desenvolveram um difusor sutil com uma abertura na parede lateral. Por outro lado, os engenheiros da Red Bull aproveitaram o shakedown para testar novas possibilidades. Eles usaram apenas os defletores de refrigeração dos freios para evitar o ar turbulento no difusor.
Os pequenos sidepods da Red Bull também são cruciais para controlar o fluxo de ar traseiro. A equipe está focando bastante em seu pacote aerodinâmico para o início da temporada de 2026 da F1. Portanto, o design busca eficiência máxima no novo regulamento técnico.
Enquanto Mercedes e Ferrari optaram por um undercut nos sidepods, a Red Bull seguiu outra linha. A equipe acredita que não precisa dele devido à superfície mais plana dos seus sidepods. Essa peça se afunila mais cedo. Os engenheiros consideram que seu conceito é suficiente para o fluxo de ar.
Futuro da equipe na temporada de 2026
O acidente de Hadjar no final do segundo dia pode impedir a coleta de dados adicionais. A equipe precisava entender se seus sidepods e difusor extremo funcionaram como esperado. Isso deve ocorrer antes dos testes no Bahrain. A F1 visita Sakhir em fevereiro de 2026.
A Red Bull pretende se concentrar intensamente em atualizações aerodinâmicas no início da temporada. Pois ela acredita que isso pode ser fundamental para superar deficiências iniciais como fabricante de motores. As equipes rivais temem que a Red Bull tenha encontrado uma brecha nas regras de motores.
Certamente, esta é uma nova era para todos eles. Entretanto, é provável que a Mercedes tenha explorado essa brecha nas regras de motores com muito mais eficiência. O desenvolvimento seguirá intenso até a primeira corrida do ano.
2026, aerodinâmica, Barcelona, comentar formula 1, difusor, formula 1, Isack Hadjar, maior comunidade F1, max verstappen, noticias f1, RB22, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.