Motor Ferrari ruge forte e entusiasmo de Lewis Hamilton (vídeo)
terça-feira, 27 de janeiro de 2026 às 16:09
Ferrari SF-26
Um espião no shakedown da Fórmula 1 em Barcelona avaliou o motor Ferrari como impressionante em relação aos outros carros. Atualmente existe muita pressão sobre a Ferrari. A meta é entregar um carro rápido para ambos os seus pilotos durante a temporada de Fórmula 1 de 2026. Esta pode ser a última chance deles de provarem seu valor. Isso ocorre antes que mudanças radicais sejam introduzidas na tentativa de melhorar suas chances de vitória. Eles desejam vencer o campeonato tanto de pilotos quanto de construtores.
Charles Leclerc tem demonstrado uma lealdade inabalável à Scuderia desde que se juntou a ela em 2019. Entretanto seus esforços até agora não lhe proporcionaram qualquer chance de conquistar um título. A contratação de Lewis Hamilton pela Ferrari em 2025 deveria ser uma demonstração de força para seus rivais. Ele é um piloto de nível mundial mas o primeiro ano foi um fracasso. Por isso chegou a hora de mudar essa situação imediatamente. A Ferrari está apostando em um talento especial para ser o engenheiro de corrida de sua equipe heptacampeã.
Motor Ferrari e as novas expectativas para 2026
Mudanças eram necessárias e este é apenas o começo do processo. O futuro de Fred Vasseur depende da conquista de pelo menos um título em 2026. Consequentemente ele estará sob intensa pressão nos próximos 12 meses. O clima na garagem vermelha vai depender exclusivamente do andamento da temporada. Apesar de todos os carros serem completamente novos, a equipe tem que começar competitiva. Isso evitará que o ambiente se deteriore precocemente.

Hamilton entusiasmado
Entusiasmo de Hamilton
Hamilton deu um sinal muito positivo e essa é a razão de seu entusiasmo visto nos últimos dias. Ele gostou do comportamento do carro no simulador logo antes de ir à pista. Isso não acontecia há vários anos inclusive nos últimos na Mercedes. Ele também avaliou positivamente as poucas voltas que andou em Fiorano. Contudo isso não é definitivo porque nem ele e nem Leclerc puderam realmente forçar o ritmo. Eles deram poucas voltas na apresentação do SF-25. O motor Ferrari para a Fórmula 1 de 2026 recebeu uma avaliação impressionante de um espião em Barcelona.
Desempenho técnico e o shakedown em Barcelona
Os técnicos da Ferrari e os fãs de F1 ficaram entusiasmados com a câmera onboard “ameaçadora” de Hamilton, depois de vê-la pela primeira vez na semana passada, quando o carro foi apresentado e a Scuderia revelou trechos das voltas em Fiorano em vídeo. A equipe italiana adotou um novo esquema de pintura este ano. O modelo conta com muito mais branco do que o visto nas últimas temporadas. O SF-26 parece se assemelhar ao SF16-H de 2016. Além disso Hamilton tem estado hospedado na fábrica da Ferrari para acompanhar de perto os esforços da equipe. Ele deseja colocá-la na melhor posição possível.

Também surgiram outros sinais positivos recentemente. Jorge Peiro é um jornalista freelancer da F1 e estava em Barcelona para ver os novos carros. Ele fez uma avaliação impressionante do novo motor Ferrari. “Independentemente do que aconteceu hoje, a melhor parte do dia foi ouvir o ronco do motor Ferrari”, disse ele. “É impressionante o som. E confirmo que esses motores rugem muito mais do que no ano passado. Meu motor favorito foi o da Ferrari,” disse ele. O ronco sinaliza uma evolução técnica relevante para a nova fase.
Desafios logísticos e o cronograma da Scuderia
A Ferrari foi uma das quatro equipes que tinham tomado a ousada decisão de não colocar seu carro na pista, mas Leclerc deu algumas voltas (abaixo). Isso aconteceu hoje em Barcelona. A decisão ocorreu apesar da previsão de tempo ruim para a semana toda. A McLaren também optou por não colocar seu carro na pista. Enquanto isso a Williams e a Aston Martin não estavam prontas para alinhar seus carros. A primeira inclusive perderá todo o teste privado por questões de preparação. Assim a equipe agora terá que realizar três treinos.
As atividades acontecem nos próximos quatro dias no circuito espanhol. Eles podem ter que ajustar seu cronograma em função da chuva e do mau tempo persistente. Hamilton prevê um “desafio emocionante e gigantesco” em 2026. Esta pode ser sua última chance de conquistar um oitavo título recorde na carreira. Os próximos meses revelarão se isso pode ser feito com sucesso. A torcida aguarda para ver se o ronco / potência do motor se traduzirá em vitórias nas pistas. Certamente o foco total está no desenvolvimento técnico contínuo da unidade de potência.
Barcelona, Charles Leclerc, comentar formula 1, fia, formula 1, fred vasseur, lewis hamilton, maior comunidade F1, motor ferrari, noticias f1, scuderia, SF-26
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.