Pedro Lima estreia com top10 e festival de ultrapassagens na F4 Winter Series

domingo, 25 de janeiro de 2026 às 15:00

Pedro Lima F4

O primeiro fim de semana de Pedro Lima na Europa certamente ficará marcado na carreira do paulistano de 15 anos de idade. Em seu primeiro contato com o equipamento da F4 preparado pela equipe holandesa VAR, o terceiro colocado da F4 Brasil em 2025 teve um domingo repleto de ultrapassagens. Ele foi oitavo colocado na corrida 2, conquistando seu primeiro top10 em um competitivo grid de 31 competidores na abertura do campeonato. E fez uma volta memorável na abertura da corrida 3, saltando de 31º na largada para 13º acelerando de pneu slick em pista molhada.

Desde os treinos coletivos ficou claro que a chuva seria um ingrediente presente no fim de semana. Duas das seis sessões foram canceladas e as que aconteceram tiveram diversas interrupções com bandeira vermelha. No classificatório não foi diferente.

Pedro Lima anotou o sexto tempo quando o Q1 caminhava para seus minutos finais, mas foi traído pela falta de aderência e acabou na área de escape na volta seguinte. Como consequência de ter provocado a bandeira vermelha, perdeu sua melhor volta e ainda não pode participar do Q2 imediatamente a seguir porque o carro precisou de reparos.

Assim o brasileiro ficou com P25 no grid da corrida de sábado, P18 para a primeira largada de domingo e P31 para a terceira bateria.

A primeira prova da rodada tripla foi praticamente toda realizada sob regime de safety car e teve inclusive uma interrupção com bandeira vermelha pois mesmo comboiados pelo carro de segurança muitos carros aquaplanavam. Pedro Lima largou em 25º e teve tempo de ganhar apenas uma posição no breve período de bandeira verde na volta 6.

Neste domingo o clima melhorou pela manhã no Estoril. Mas sob temperatura de 11ºC, a pista não secava. Mesmo sem chuva, os carros foram equipados com pneus para o piso molhado. O piloto do carro #53 fez um formidável salto no apagar das luzes e soube se posicionar para ganhar mais duas posições na primeira volta. Ele avançou de 18º no grid para 13º no giro inicial.

Os competidores procuravam tração no piso melado e Pedro Lima foi o primeiro a achar uma linha no limite da curva Parabólica interna, que possibilitava carregar mais velocidade na entrada da reta seguinte. Ele então tinha mais ação que os concorrentes na freada da chicane do Gancho, onde protagonizou ultrapassagens nas voltas 4 e 5. Na volta 6, no mesmo trecho, entrou no top10 em manobra por fora. O safety-car então foi acionado.

Pedro soube ler o movimento do pelotão e entrou na reta de motor cheio para avançar ao nono lugar na relargada, na abertura da volta 8. No giro seguinte ele prevaleceu em disputa envolvendo outros dois concorrentes e era oitavo já quando o safety-car novamente foi chamado. A corrida relargou para uma volta, com o estreante da equipe VAR defendendo sua linha para terminar em oitavo.

A corrida final teve panorama oposto. Os carros foram para o grid com pneus slick e começou a garoar na volta de apresentação, o que logo virou uma chuva fina. Largando de 31º e último por não ter feito o Q2, Pedro Lima teve uma volta inaugural soberba, finalizando em 13º lugar. Logo o safety-car foi acionado e muitos carros fizeram seus pits sob bandeira amarela, à medida que aumentava a chuva em parte da pista.

O #53 era décimo na relargada da volta 5, quando o temporal desabou de vez. Ele então foi forçado a fazer sua parada, bem como todos os carros da equipe VAR, que ainda seguiam na pista. A sorte sorriu para quem havia parado sob bandeira amarela, e o paulista retornou à pista em 23º, longe do pelotão que disputou a vitória. Ele recebeu a bandeirada na mesma posição.

A próxima etapa da F4 Winter Series acontece no Algarve, entre 5 e 8 de fevereiro.

 

O que ele disse:
“Foi um fim de semana de muito aprendizado. A chuva foi um fator o tempo todo, mudando as condições da pista volta após volta. Consegui me adaptar da melhor forma e fico satisfeito pelo trabalho com a equipe VAR. Foi apenas nossa primeira etapa e estou confiante que teremos um ano muito proveitoso na Europa. Fico contente pelo top10 e pela primeira volta na corrida final, quando pude fazer boas ultrapassagens”
Pedro Lima

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.