Williams deve ficar fora do primeiro teste em Barcelona
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 às 9:04
Williams
A Williams está muito próxima de ficar fora do primeiro teste de pré-temporada da Fórmula 1 em 2026, que acontece na próxima semana, em Barcelona. A informação foi apurada pelo racingnews365.com.
Inicialmente, todas as 11 equipes estavam confirmadas para a sessão privada no Circuito de Barcelona, que terá cinco dias de duração. Contudo, cada equipe poderá utilizar no máximo três dias de pista dentro desse período.

Problemas nos testes de impacto da FIA
Entretanto, segundo fontes com conhecimento direto da situação, a Williams vem enfrentando dificuldades recentes para ser aprovada nos testes obrigatórios de impacto da FIA.
Diante desse cenário, uma decisão já está em fase final, portanto tudo indica que a equipe não participará do teste em Barcelona.
Como consequência direta, a Williams perderá um terço dos nove dias totais de testes permitidos antes da abertura da temporada. Assim, o impacto será imediato.
Alex Albon e Carlos Sainz terão, no melhor cenário possível, apenas três dias cada de trabalho com o FW48 durante os dois testes programados para fevereiro no Bahrain.
Além disso, essa limitação reduz drasticamente o tempo de adaptação dos pilotos. Ao mesmo tempo, compromete a coleta de dados. Consequentemente, o início de temporada pode se tornar ainda mais desafiador para a equipe de Grove.
Repetição de um problema histórico
Esse cenário, aliás, não é inédito. Em 2019, a Williams também perdeu os dois primeiros dias de testes de pré-temporada devido a problemas na construção e no projeto do FW42. Naquela ocasião, o carro só conseguiu ir à pista em Barcelona no terceiro dia de atividades.
Ou seja, novamente a equipe enfrenta dificuldades estruturais em um momento crucial do calendário. Dessa forma, o alerta interno se intensifica antes mesmo do início oficial da temporada.
Por fim, a Williams foi procurada para comentar o caso. No entanto, até o momento da publicação, não houve qualquer resposta oficial.
Alex Albon, carlos sainz, comentar formula 1, f1 2026, fia, formula 1, FW48, pré-temporada f1, teste F1 Barcelona, testes de impacto, Williams 2026, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.