Toto Wolff: Red Bull Powertrains tem o Monte Everest para escalar
terça-feira, 13 de janeiro de 2026 às 18:07
Toto Wolff
Uma das sagas mais marcantes da temporada de Fórmula 1 de 2025 foi a negociação entre Toto Wolff e Max Verstappen. O chefe da Mercedes tentou atrair o piloto da Red Bull Racing. No fim, a negociação não deu certo por enquanto. Portanto, Max Verstappen continua na Red Bull neste ano. Isso ocorre mesmo após sua sequência de quatro títulos seguidos ter chegado ao fim.
Verstappen já indicou que não deixará a equipe antes de 2028. No entanto, contratos em esportes dificilmente são cumpridos integralmente quando uma ou ambas as partes desejam a quebra. Um dos motivos citados por Verstappen para ficar foi a incerteza do novo regulamento. Ironicamente, o Dude disse ao Autoracing que Verstappen devia sair justamente por esse motivo. Ninguém sabe quem terá o motor mais potente em breve.
As expectativas sobre a Red Bull Powertrains
O jornalista Ronald Vording compartilhou o que Wolff pensa sobre a Red Bull Powertrains. Toto Wolff brincou dizendo que o motor da Red Bull para 2026 seria ruim. Vording foi convidado do podcast James Allen on F1 e explicou essa situação. Ele destacou dois pontos principais sobre as chances da equipe no próximo ano.
Primeiro, Vording lembrou de uma mesa redonda com Toto. O dirigente mencionou as equipes clientes e também citou a Ferrari e a Aston Martin. Contudo, ele esqueceu de mencionar a Red Bull Powertrains naquele momento. Ao ser questionado, ele usou uma expressão forte. Ele disse que eles seriam uma porcaria, mas em tom de brincadeira.

Apesar da piada, ele foi sério ao dizer que eles possuem o Monte Everest para escalar. Vording acredita que essa é uma “avaliação bastante justa para o momento”. Por outro lado, a Mercedes possui duas vantagens potenciais importantes: “A primeira vantagem é ser uma equipe de fábrica completa. Então, em termos de projeto, eles talvez tenham alguma vantagem sobre a McLaren.”
O futuro técnico na Fórmula 1
“A segunda vantagem envolve a mudança radical das regras. A Mercedes não acertou com os carros de efeito solo atuais. Toto foi sincero sobre isso em declarações anteriores.” Ele disse: “É, talvez nunca tenhamos entendido completamente a dinâmica do regulamento atual tanto quanto gostaríamos.” O regulamento para 2026 é diferente e não depende quase nada do efeito solo.”
Talvez essa mudança favoreça a equipe de Brackley. Certamente os motores da Red Bull são a chave para Verstappen em 2026. “Muitas pessoas acreditam que as melhores unidades de potência dominarão a próxima temporada. A Red Bull e a Mercedes podem ter encontrado brechas técnicas específicas agora. Entretanto, vários fatores serão mais importantes do que simplesmente a taxa de compressão do motor.”
“A Red Bull contratou funcionários da Mercedes e da Honda para seu projeto. Essas são duas das melhores fornecedoras de motores dos últimos anos.”
“Se a Red Bull de fato conseguir acompanhar suas rivais muito mais experientes nesse quesito, não há razão para que Verstappen não possa brigar pelo título.”
Mesmo sem nomes como Adrian Newey e Rob Marshall, a Red Bull ainda deve ser capaz de construir um carro competitivo.
“E, além da equipe girar totalmente em torno dele como nenhuma outra faria – certamente não a Mercedes – , Verstappen já provou que tem talento suficiente para conquistar o título a bordo de um carro competitivo.”
comentar f1, f1 comunidade em portugues, formula 1, max verstappen, mercedes, motores f1, noticias f1, Red Bull Powertrains, regulamento 2026, toto wolff, unidade de potencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.