Norris revela pensamentos finais rumo ao título em Abu Dhabi
sábado, 10 de janeiro de 2026 às 10:30Lando Norris revelou em detalhes o que se passava em sua mente nas duas últimas voltas do Grande Prêmio de Abu Dhabi, momento em que caminhava para conquistar seu primeiro título mundial da Fórmula 1.
O piloto da McLaren resistiu à pressão de Max Verstappen e Oscar Piastri no circuito de Yas Marina. Mesmo cruzando a linha de chegada apenas em terceiro, Norris garantiu o campeonato por apenas dois pontos de vantagem sobre o holandês, que venceu a corrida.
Durante boa parte da temporada, os MCL39 de Norris e Piastri dominaram o campeonato. No entanto, Verstappen conseguiu se recolocar na disputa na reta final. Assim, a Fórmula 1 chegou à última prova com uma decisão tensa e equilibrada entre três pilotos, sob as luzes de Abu Dhabi.

Semana mais tensa da carreira de Norris
No episódio mais recente de sua série no YouTube, LandoLog, Norris voltou mentalmente à semana que antecedeu a corrida decisiva.
“A semana antes da maior corrida da minha vida”, relembrou. “Eu não sabia como agir, não sabia como deveria me sentir.”
Segundo o britânico, a expectativa trouxe sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo em que imaginava um nervosismo extremo, ele reconhecia que isso sempre fez parte de sua rotina.
“Eu não sabia se deveria estar muito animado, com medo. Achei que ficaria nervoso demais, porque eu fico nervoso em toda corrida, toda classificação. Isso é normal.”
Ainda assim, ao entrar no carro, a sensação foi diferente do esperado. “Na verdade, quando entrei no carro, me senti pronto. Muito calmo. Apenas mais um dia no trabalho”, afirmou. “Eu sabia na minha cabeça: ‘é agora’.”
Últimas voltas despertam memórias da carreira
Apesar da importância histórica, Norris garantiu que, no início, a corrida parecia normal. “Parecia uma corrida comum. De verdade, parecia uma corrida normal.”
No entanto, conforme o fim se aproximava, seus pensamentos começaram a mudar. Primeiro, a preocupação foi totalmente técnica.
“Com duas voltas para o fim, o tempo começa a desacelerar”, explicou. “Você começa a pensar em cada parafuso, cada fio, cada detalhe do carro.”
Logo depois, porém, a mente do piloto passou a viajar por sua trajetória no automobilismo. “Eu comecei a pensar no meu primeiro dia no kart”, contou. “Estava em uma mini quadra de tênis, com pneus slick, só fazendo donuts e me divertindo.”
A partir daí, as imagens vieram em sequência. “Fui vendo os anos seguintes: subir de categoria, correr na Europa, o Mundial de 2014, Fórmula 4, Ginetta, Nova Zelândia, Jerez, Fórmula 3, Fórmula 2.”
Tudo isso aconteceu enquanto ainda precisava manter o carro na pista. “Era tudo muito rápido, imagens passando na minha cabeça, enquanto eu ainda estava pilotando e tentando não fazer nada estúpido.”
Família marca momento decisivo em Abu Dhabi
Ao entrar no setor final, Norris revelou que seus pensamentos mudaram novamente. Dessa vez, o foco passou a ser a família.
“Quando passamos por baixo do hotel, eu imaginei minha mãe no box”, disse. “Foi o primeiro momento do ano inteiro em que comecei a perceber o que estava acontecendo.”
Naqueles últimos metros, a cena ficou ainda mais clara. “Eu só imaginei o box. Meus pais, meu irmão, minhas irmãs, todos ali, nas quatro últimas curvas.”
Ao contornar a curva final, a ficha começou a cair de vez. “Aí vem aquela próxima onda de emoção e realização do que aconteceu”, descreveu. “Os últimos 18 anos levaram a esse único momento.”
abu dhabi, campeonato mundial, comentar formula 1, formula 1, lando norris, max verstappen, MCL39, mclaren, oscar piastri, temporada 2025, título de pilotos, yas marina
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
