Mazzola diz que solução da Mercedes é legal em 2026
segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 às 8:45Mazzola vê legalidade na interpretação da Mercedes
O ex-engenheiro da Ferrari, Luigi Mazzola, acredita que a solução da Mercedes para a unidade de potência de 2026 está totalmente dentro do regulamento. Ainda assim, ele reconhece que a ideia opera em uma clara área cinzenta.
Segundo relatos, a Mercedes teria explorado um ponto específico do Artigo C5.4.3 do regulamento técnico. O texto define que o procedimento para verificar a taxa de compressão correta da unidade de potência deve seguir o Guia Técnico e ocorrer em temperatura ambiente.
O detalhe é decisivo. O artigo não menciona verificações em nenhuma outra condição de operação. Portanto, as equipes ganham margem de interpretação e mais flexibilidade na aplicação da regra.

“Área cinzenta continua sendo legal”, afirma Mazzola
Falando ao F1news, Mazzola reforçou essa leitura. Ele explicou:
“Na Fórmula 1, se você é Ferrari, Red Bull ou McLaren, existe apenas um objetivo: vencer. Tudo o que você precisa para vencer, você aplica — dentro das regras. Essa área cinzenta é legal; não é ilegal. Se algo é ilegal, você é desclassificado e vira motivo de piada. Uma área cinzenta, por definição, ainda é legal. Mérito de quem consegue enxergar e explorar isso.”
Além disso, ele destacou o papel da temperatura ambiente no texto do regulamento:
“Quando falamos de temperatura ambiente, você está dentro da regra. Sob esse ponto de vista, a regulamentação já é bastante restritiva, ponto final. E, quanto mais regras você empilha sobre outras regras, mais você cria uma situação quase impossível, em que ninguém consegue se mover.”
Por fim, Mazzola elogiou quem encontrou a solução — independentemente da equipe envolvida:
“Não estou gritando ‘escândalo’. Muito pelo contrário. Eu digo: parabéns se vocês conseguiram. Esse é o ponto. Seja Mercedes, Red Bull ou Ferrari — crédito a um, crédito a outro, crédito a todos.”
Assim, Mazzola vê a suposta inovação como parte natural do jogo político e técnico da categoria. Porém, ele reforça que tudo permanece dentro da legalidade prevista no regulamento.
area cinzenta, Artigo C5.4.3, Bastidores F1, comentar formula 1, ferrari, formula 1, Luigi Mazzola, mclaren, mercedes, motor hibrido, red bull, regulamento tecnico, unidade de potência 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
