Red Bull elogia Horner por projeto de motores RBPT
sábado, 27 de dezembro de 2025 às 11:00Oliver Mintzlaff, diretor-geral da Red Bull GmbH, enalteceu o papel de Christian Horner no desenvolvimento da Red Bull Powertrains. Segundo ele, o ex-chefe de equipe foi decisivo para “encontrar as pessoas certas” para o projeto. A unidade de potência RBPT estreia em 2026, já no novo regulamento da Fórmula 1.
Sonho de Mateschitz ganha forma em 2026
A Red Bull iniciou a jornada rumo à fabricação própria de motores quando a Honda decidiu, inicialmente, deixar a categoria no fim de 2021. Além disso, esse movimento já fazia parte do sonho antigo do fundador Dietrich Mateschitz, que faleceu em 2022.
Mais tarde, a Honda voltou atrás e manteve parceria técnica com a Red Bull. No entanto, a montadora japonesa desejava maior protagonismo. Como a Red Bull já avançava no plano de construir unidades de potência próprias, o acordo não seria viável no longo prazo. Assim, a Honda firmou parceria oficial com a Aston Martin para o novo ciclo.
Enquanto isso, a Red Bull trouxe a Ford como parceira técnica. Vale lembrar que a empresa norte-americana vendeu a antiga Jaguar de Fórmula 1 para a Red Bull em 2004.

Mintzlaff destaca risco, mas aposta no futuro
Mintzlaff admitiu que a aposta representa um grande desafio, principalmente com a mudança simultânea do regulamento aerodinâmico. Ainda assim, ele afirmou que será “especialmente interessante” avaliar o desempenho da equipe com o próprio motor.
Ele lembrou a reação inicial ao ouvir de Mateschitz que a Red Bull construiria sua própria unidade de potência. A primeira pergunta foi direta: “O que isso significa?”. Depois, veio o espanto com os custos envolvidos.
Mesmo assim, Mintzlaff fez questão de elogiar Horner. O dirigente reconheceu que o ex-chefe de equipe foi essencial para estruturar o departamento técnico e colocar o projeto de pé.
Meta é vencer a nova era
Mintzlaff afirmou que espera cumprir o desejo de Mateschitz: voltar a vencer na nova era híbrida. A confiança aumentou após Laurent Mekies reorganizar a estrutura e garantir a permanência de Max Verstappen.
Além disso, ele destacou o alinhamento entre as duas estruturas do grupo. A equipe principal contará com Verstappen e Isack Hadjar. Já a equipe satélite seguirá focada em talentos jovens, como sempre ocorreu na história da Red Bull.
Segundo Mintzlaff, essa cultura fez a diferença ao longo dos últimos 21 anos. Por isso, a Red Bull acredita que a Red Bull Powertrains poderá transformar o sonho em resultados concretos.
aston martin, Christian Horner, comentar formula 1, dietrich mateschitz, ford, formula 1, honda, laurent mekies, max verstappen, Oliver Mintzlaff, Red Bull Powertrains Horner, red bull racing, regulamento 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
