SuperBike Brasil – Eric Granado é hexacampeão em Londrina (PR)

domingo, 21 de dezembro de 2025 às 17:30

Eric Granado

Festa para a equipe Honda Racing de motovelocidade no encerramento da temporada 2025. Eric Granado confirmou o hexacampeonato da categoria SuperBike Pro, na etapa final do SuperBike Brasil, em Londrina (PR). Com a motocicleta Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, neste domingo (21/12), a conquista representou o 12° titulo da marca japonesa na classe principal da competição.

A Honda Racing emplacou mais dois pilotos entre os cinco mais rápidos do SuperBike Brasil. João Carneiro e Guilherme Brito fecharam o campeonato na terceira e quarta posições da tabela, respectivamente. Na corrida final, os pilotos fizeram homenagem aos 50 anos da Honda CG, a motocicleta mais vendida do país, utilizando macacões, capacetes e grafismo das CBR 1000RR-R Fireblade SP alusivos ao importante marco.

Granado começou o domingo com um susto, ao sofrer uma queda no treino de aquecimento – felizmente sem consequências físicas, mas que exigiu um intenso trabalho de recuperação da motocicleta. Depois de uma largada movimentada, com disputa pela liderança nas primeiras curvas, assumiu de forma definitiva a ponta para não perdê-la ao longo das 17 voltas. Após a bandeirada veio a comemoração, iniciada na pista. De quebra, ele ainda faturou o título do SuperBike Series, competição paralela disputada a partir da terceira etapa do ano.

“Foi um dia de muita tensão, mas no final deu tudo certo. Só posso agradecer a minha equipe, cometi um erro pela manhã no warm up, sofri uma queda, a moto ficou bastante danificada, mas eles conseguiram reconstruí-la. Fizemos os últimos ajustes já no grid, a moto estava perfeita. Fiz uma boa largada, sabia que o início seria muito difícil, os dois irmãos Kawakami tentariam me passar o quanto antes e assim foi. Tentei me defender da melhor forma e assumi a liderança. Sabia que tinha um ritmo um pouco melhor e, se conseguisse abrir uma vantagem, poderia pilotar mais solto”, resumiu.

O hexacampeão lembrou da superação necessária para alcançar o resultado, já que a coincidência de datas com uma etapa do Mundial de MotoE e uma lesão o deixaram fora do começo do campeonato. “Foi um ano muito difícil para mim, não participei das duas primeiras etapas, mas venci, conquistei todas as poles, com alguns novos recordes. Agora vou descansar, porque a temporada foi longa. Valeu demais.”

Com chances matemáticas de título, Carneiro fez uma corrida sólida, mantendo-se no pelotão que lutou pelo segundo lugar. Ele cruzou a linha de chegada em quarto, para mais um pódio na temporada. “Foi um fim de semana bom, estou contente, queria ter ficado com o vice-campeonato, mas são coisas de corrida. Vou treinar mais para o ano que vem, voltar ainda mais forte. Sei que ritmo de corrida eu tenho, vamos evoluindo pouco a pouco. Agradeço toda a equipe Honda Racing, que fez um trabalho excepcional, parabenizo o Eric pelo campeonato, andou demais esse ano.”

Brito também largou com o campeonato na mira e manteve uma pilotagem agressiva no grupo de ponteiros. Uma escapada de pista quando buscava a ultrapassagem o fez perder terreno e completar a corrida em sexto, fechando um ano marcado por vitórias. “Mantive o ritmo no meio do pelotão, precisava de um bom resultado para garantir ao menos o vice e acabei parando na sujeira, saí do traçado e sofri uma queda em baixa velocidade, mas consegui retornar. Estou feliz por mais um título do time, trabalhamos bastante o ano todo, tive muitos acertos e alguns erros. Ganhei bagagem para fazer uma próxima temporada melhor”, destacou. A equipe Honda Racing de motovelocidade tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, Macna e Pirelli.

Copa Pro Honda CBR 650R – Definição também na categoria monomarca Copa Pro Honda CBR 650R, a qual dividiu o grid com as máquinas da Supersport 600cc. Na classe Pro, Renan Fui confirmou o título com sua sexta vitória no ano, cruzando à frente de Enzo Dematte e Pedro Balla. Thiago Reis venceu a prova na Light, que já tinha Marcos Donas como campeão antecipado.

 

SuperBike Brasil 2025

Local: Autódromo Internacional Ayrton Senna – Londrina (PR)

 

Classificação final (cinco primeiros)

 

SuperBike Brasil / SuperBike Pro

1 – #51 – Eric Granado – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – 130 pontos

2 – #87 – Ton Kawakami – 100 pontos

3 – #14 – João Carneiro – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – 98 pontos

4 – #44 – Guilherme Brito – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – 97 pontos

5 – #880 –  Gustavo Manso – 81 pontos

 

SuperBike Series / SuperBike Pro

1 – #51 – Eric Granado – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – 130 pontos

2 – #87 – Meikon Kawakami – 117 pontos

3 – #87 – Ton Kawakami – 100 pontos

4 – #14 – João Carneiro – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – 98 pontos

5 – #44 – Guilherme Brito – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – 97 pontos

 

Resultados extraoficiais – Etapa final (três primeiros)

 

SuperBike / Categoria SuperBike Pro

1 – #51 – Eric Granado – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

2 – #83 – Meikon Kawakami

3 – #880 –  Gustavo Manso

4 – #14 – João Carneiro – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

6 – #44 – Guilherme Brito – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

 

Copa Pro Honda CBR 650R / Subcategoria Pro

1 – #62 – Renan Fui

2 – #222 – Enzo Dematte

3 – #10 – Pedro Balla

 

Copa Pro Honda CBR 650R / Subcategoria Light

1 – #95 – Thiago Reis

2 – #2 – Walisson Carvalho

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.