Leclerc prevê hierarquia definida cedo na nova era da Fórmula 1
sábado, 20 de dezembro de 2025 às 9:45Charles Leclerc acredita que a ordem competitiva da Fórmula 1 será definida muito cedo na próxima temporada. Segundo o piloto da Ferrari, até a sexta ou sétima etapa do campeonato o cenário já estará claro.
Para o monegasco, o paddock precisará de algumas corridas para entender o verdadeiro nível de cada equipe. No entanto, assim que a hierarquia se estabelecer, todos terão uma boa noção de quem irá dominar a categoria nos próximos anos. Dessa forma, a disputa até 2030 poderá ser praticamente desenhada ainda no início do ciclo.
Novo regulamento deve acelerar definição da hierarquia
A Fórmula 1 passará por uma reformulação profunda em chassi e unidade de potência. Por isso, todas as 11 equipes apresentarão carros completamente novos quando as atividades de pista forem retomadas.
Esse primeiro contato acontecerá durante o teste privado no Circuito de Barcelona-Catalunha, no fim de janeiro. Em seguida, o calendário prevê dois testes oficiais no Bahrain, já em fevereiro.
Logo depois, a temporada começa oficialmente com o Grande Prêmio da Austrália, no início de março. Assim, as primeiras comparações reais entre os projetos não devem demorar a surgir.
As sexta e sétima etapas do campeonato marcam a primeira perna americana do calendário, com as corridas em Miami e no Canadá. Justamente nesse momento, segundo Leclerc, o panorama competitivo ficará mais evidente.

Ferrari ainda é uma incógnita para 2026
Ao analisar a situação da própria Ferrari, Leclerc adotou cautela. Ele admitiu que ainda não sabe o quão competitiva a equipe de Maranello será na nova era.
Isso acontece porque a Ferrari teve um ano abaixo do esperado. Em 2025, a equipe não venceu nenhum grande prêmio, algo inédito desde o início da atual era do efeito solo.
Ainda assim, o histórico recente mostra como o cenário pode mudar rapidamente. A Ferrari começou o atual ciclo de regulamentos como referência. Entretanto, pouco depois, a Red Bull assumiu o controle e passou a dominar o campeonato.
Mais tarde, a McLaren surgiu como força principal a partir da metade de 2024. Portanto, o exemplo recente reforça que mudanças de hierarquia são possíveis, mesmo dentro do mesmo regulamento.
Quando questionado se a Ferrari chega mais preparada agora do que antes da última grande mudança de regras, Leclerc foi direto em conversa com a imprensa.
“Eu não faço ideia. Na verdade, ninguém faz”, afirmou. “Não sabemos onde os outros estão. Existem muitas incógnitas. Por isso, prefiro não falar agora e esperar as primeiras corridas do ano que vem.”
Primeiras corridas podem definir toda a era
Mesmo reconhecendo que o equilíbrio pode mudar ao longo de um ciclo técnico, Leclerc concorda que o desempenho inicial tende a ser decisivo.
“Sim, acho que será assim”, respondeu o piloto. “Talvez não nas três ou quatro primeiras corridas. Porém, até a sexta ou sétima etapa, acredito que teremos uma boa ideia de quais equipes vão dominar pelos quatro anos seguintes.”
campeonato de pilotos, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari, formula 1, gp da austrália, GP de Miami, gp do canada, nova era da Fórmula 1, ordem competitiva, regulamento da Fórmula 1, testes de pré-temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
