Lewis Hamilton e as mudanças na Ferrari para 2026
terça-feira, 16 de dezembro de 2025 às 16:39
Lewis Hamilton mira 2026 com a Ferrari
A longa espera de Hamilton e mudanças na Ferrari em 2026
Hamilton foi para a Ferrari em meio a um longo jejum. Afinal, com o fim da desastrosa temporada de 2025, o jejum se estendeu para 17 anos. Lewis Hamilton queria ser o homem a revitalizar a equipe mais vitoriosa da F1. Para alcançar isso, ele se encarregou de preparar documentos de feedback. Esses documentos analisavam criticamente toda a operação da Ferrari.
Hamilton afirma que a Ferrari está “funcionando a todo vapor”. No entanto, é categórico ao dizer que não seguirá os passos de Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Isso porque ambos os grandes campeões tentaram, sem sucesso, superar a crise da equipe.
Sacrifício no desenvolvimento de 2025
A Ferrari afirma ter sido a primeira equipe a interromper o desenvolvimento para 2025. Claramente, esta decisão pode tê-la impedido de lutar por vitórias em corridas nesta temporada. Fred Vasseur espera que o sacrifício valha a pena no próximo ano. Consequentemente, isso apenas aumenta a pressão já sem precedentes sobre a Scuderia.

A dupla investida da Ferrari na Mercedes sugere uma mudança de métodos. De fato, conforme relatado pelo Formula1.it, a Ferrari fez recentemente duas contratações intrigantes para 2026. Vasseur permitiu que o diretor técnico de chassis, Loic Serra, contratasse dois ex-colegas da Mercedes.
Reforços técnicos para 2026
Um deles é Shaid Farzand, que trabalhará para tornar o comportamento dos pneus no simulador da Ferrari mais representativo. Além disso, a outra é Giulia Zoppini, especialista em redução de arrasto. Farzand e Zoppini podem ajudar a mudar os “métodos e processos de trabalho” em Maranello. Aparentemente, “vazamentos” sugerem que a Ferrari estava acomodada em seus métodos há anos.
Após terminar em P2 em 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018, a Ferrari pode ter sentido que precisava apenas de pequenos ajustes. Entretanto, a equipe já teve três temporadas sem vitórias na década de 2020. Portanto, isso pode indicar mudanças fundamentais.
O impacto imediato de Hamilton e a nova perspectiva
Lewis Hamilton poderá ser visto de forma muito diferente na Ferrari daqui a 10 anos. Apesar disso, alguns na Ferrari “ressentiram-se” com o feedback de Hamilton. Esse descontentamento surgiu apenas alguns meses após a sua chegada.
Assim sendo, David Croft chegou a acreditar que a Ferrari não estava “ouvindo” Hamilton. Mesmo assim, a equipe o contratou a um custo elevado. Hamilton conquistou todos os seus sete títulos desde que a Ferrari venceu o campeonato de pilotos pela última vez. Kimi Raikkonen venceu o último campeonato em 2007.
A contratação de Lewis Hamilton Ferrari pode ter sido o primeiro indício de que a equipe está adotando novas perspectivas. Em particular, no aspecto técnico, Hamilton já testou um novo volante para 2026. O volante está mais alinhado com as suas preferências.
É claro que Hamilton pode não ver todos os benefícios, mesmo que a Ferrari leve em consideração outras recomendações a longo prazo. Ele completa 41 anos neste inverno. Isto é, o contrato dele vai apenas até o final de 2027.
Talvez, com o tempo, Hamilton seja visto como o piloto que transformou a Ferrari. Isso pode acontecer mesmo que seus próprios resultados tenham sido decepcionantes.
Matteo Togninalli, chefe de engenharia de pista da Ferrari
“A troca de pilotos e de equipes, principalmente para um piloto como Lewis, que passou 10 anos na mesma equipe e tem um certo nível de experiência, é muito difícil para ambos os lados, tanto para o piloto quanto para a equipe.”
“Cada equipe opera de uma maneira um pouco diferente, você está acostumado com certas pessoas e com as coisas de uma forma centralizada. Além disso, considerando que Lewis vinha conquistando campeonatos mundiais e, neste ano, não atingimos o objetivo de lutar pelo título, a frustração acaba criando essa situação.”
“Acho que a visão externa é muito pior do que a realidade. Acredito que o relacionamento com Lewis, o que estamos construindo com ele, é extremamente positivo.”
2026, aerodinâmica, alonso, comentar formula 1, ferrari, formula 1, fred vasseur, gp, lewis hamilton, maior comunidade F1, mercedes, noticias f1, scuderia, vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.