Zak Brown concorda com Lewis Hamilton sobre reabastecimento

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 às 16:10

Reabastecimento Jos Verstappen termina em fogo

Zak Brown concorda com pedido de Lewis Hamilton para retorno de regra controversa sobre reabastecimento na F1 banida por preocupações com a segurança.

A McLaren entrará na Fórmula 1 sob o novo regulamento de 2026 como a equipe a ser batida. Contudo, Zak Brown não vê problema em apimentar ainda mais as regras, buscando um espetáculo mais dinâmico.

O CEO americano supervisionou a primeira conquista de título de pilotos de sua gestão no domingo, após o triunfo de Lando Norris em Abu Dhabi. O piloto nascido em Bristol, Norris, tornou-se o 11º britânico a ser coroado campeão da F1. Seu P3 na corrida final foi suficiente para garantir a glória. O piloto de 26 anos superou Max Verstappen por apenas dois pontos. Tornou-se, portanto, o primeiro campeão de pilotos da McLaren desde Lewis Hamilton em 2008.

Sua vitória no campeonato fez parte da dobradinha da equipe de Woking neste ano. A McLaren também defendeu com sucesso o título de construtores. A dramática conquista de Norris na última corrida da temporada de F1 se deu, em grande parte, devido à dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas, dois GPs antes.

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A FIA, órgão regulador da F1, anunciou que o britânico e seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, foram desclassificados por “desgaste excessivo da prancha” que fica por baixo do assoalho. Brown, que descreveu a regra por trás da dupla desclassificação de seus pilotos em Las Vegas como “draconiana”, tem suas próprias ideias sobre como mudar as coisas no esporte.

Zak Brown defende o retorno do reabastecimento

“Acho que se voltássemos a reabastecer, seria legal”, disse o chefe da McLaren, enquanto promovia seu livro “Seven Tenths Of A Second” (Sete Décimos de Segundo). Ele acredita que a regra adicionaria muito mais variáveis ao setup dos carros.

“Isso tornaria as paradas nos boxes mais interessantes. Adicionaria outra dimensão à corrida, além de uma grande dimensão estratégica.”

“Se voltássemos a reabastecer, o peso faria muita diferença. Você largaria com mais peso e faria uma corrida longa? Ou correria com menos para ter uma largada melhor?” Brown questiona o impacto na largada.

“Então, eu adicionaria muitas dimensões à estratégia. Acho que seriam fascinantes”, completou. O tema do reabastecimento na Fórmula 1 sempre gera debates acalorados entre os fãs hardcore da modalidade.

Por que o reabastecimento Fórmula 1 foi proibido?

Os carros modernos de Fórmula 1 precisam ter um tanque de combustível suficiente para completar a corrida inteira antes do início de cada GP (até 110 kg). Os pilotos, que são desclassificados se não conseguirem fornecer 1 litro de combustível ao final da prova, não podem reabastecer desde 2010.

Preocupações com custos e segurança levaram à proibição da FIA. Vários incidentes de vazamento de combustível causaram incêndios em carros durante as paradas nos boxes.

O caso mais notório foi o do carro da Benetton do pai de Verstappen, Jos, que pegou fogo no GP da Alemanha de 1994. Apesar de sua equipe estar fora do regulamento na época, o vazamento evidenciou os riscos inerentes. O regulamento previa um filtro de segurança, mas a equipe não o usava para acelerar o abastecimento.

Hamilton busca alívio de peso

No entanto, Hamilton, da Ferrari, está entre as vozes que defendem o retorno do reabastecimento na Fórmula 1 para solucionar os problemas de peso que afetam os novos carros. O heptacampeão disse que com um carro mais leve, os pneus da Pirelli não sofreriam tanta pressão como atualmente. A menor pressão nos compostos permitiria, teoricamente, um ritmo de corrida mais consistente.

Muitas notícias F1 recentes focam no excesso de peso dos carros. Discutir o reabastecimento na Fórmula 1 é uma forma de comentar Fórmula 1 com profundidade técnica, crucial para a maior comunidade de F1.

McLaren teme pelas manobras de Norris após a conquista

A regra da prancha não mostra sinais de abrandamento. Isso permitiu a Verstappen aumentar a pressão a apenas duas corridas do fim da temporada. A norma era também um fator do qual a própria McLaren estava bem ciente logo após a conquista do título por Norris no último fim de semana.

O britânico ignorou o conselho do seu engenheiro de corrida, Will Joseph, para não fazer nenhuma manobra do tipo “donuts” a caminho do parque fechado. O chefe da McLaren, Brown, revelou posteriormente que a equipe não viu problema na comemoração de Norris. Eles confirmaram que não houve repetição da infração de Las Vegas, o que poderia ter alterado o resultado da corrida.

“Queríamos ter certeza de que estávamos totalmente dentro do limite de peso também”, acrescentou Brown. “Estávamos dentro do limite, mas era apenas uma questão de não correr riscos em nada tecnicamente. Quando você faz donuts, você tira peso do pneu e combustível do tanque.”

“Então não foi nada além disso. Ele nos ignorou.”

“Não havia nada com que se preocupar. Estávamos apenas sendo muito cautelosos, depois do que aconteceu em Las Vegas.”

“Sim, sabíamos 100% que Norris faria donuts.”

“Contanto que não tenhamos nenhum problema, ele pode fazer isso de novo se ganhar o título em 2026 também. Acho que fomos um pouco cautelosos demais”, admitiu o CEO.

A maior lição aprendida

“Ignore o barulho”, continuou Brown. “Mantenha o foco na missão. Mantenha o foco, seja fiel a si mesmo e à equipe em relação aos seus princípios de corrida, porque todos tinham uma opinião sobre o que deveríamos fazer.”

“Ouvimos muito barulho durante toda a temporada.”

“A maneira como tratamos nossos pilotos igualmente e lhes demos oportunidades iguais significou que, às vezes, eles tiravam pontos um do outro. Isso se pode dizer que compromete seus campeonatos individuais.”

“Mas quando você tem dois pilotos número um, você precisa dar a eles oportunidades iguais. Não há outro jeito de correr.”

“E se o risco, que é o risco de 2007, fosse o mesmo, tivéssemos Fernando Alonso e Lewis Hamilton empatados em pontos. Kimi Raikkonen ganhou o campeonato, porque a Ferrari estava focada em Kimi como um candidato ao título de pilotos, assim como a Red Bull em Verstappen.”

“Quando você tem dois pilotos número um, você tem que tratá-los igualmente.”

AS - www.autoracing.com.br

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