Marcus Índio, Leo Martins e Renato Lima são os campeões da Copa Hyundai HB20 em 2025

domingo, 7 de dezembro de 2025 às 19:30

Copa HB20 2025

Maior categoria formadora de pilotos no automobilismo brasileiro, a Copa Hyundai HB20 finalizou neste domingo (7), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP), uma grande temporada 2025. Marcado por ineditismos como a disputa de duas bem-sucedidas corridas Endurance, sendo uma delas valendo pontos para o campeonato, a competição finalizou seu calendário com quase 40 carros e muita emoção da largada à bandeirada na zona sul paulistana. Marcus Índio confirmou a conquista do bicampeonato na categoria PRO, enquanto Leo Martins marcou a segunda colocação e foi o autor da melhor volta para levar o título na Elite na volta final. Renato Lima já havia faturado a conquista da Super com um dia de antecipação e completou a festa no “templo do esporte a motor nacional”.

A prova deste domingo fechou o campeonato e representou a consagração de Marcus Índio, que conquistou seu segundo título seguido na PRO depois de pular de sexto para o primeiro lugar depois de poucas voltas em Interlagos. Na sequência, o piloto do Hyundai HB20 #21 mostrou-se inabalável e soberano em meio à pressão exercida pelos seus adversários para vencer pela segunda vez no fim de semana e a quinta da temporada para cravar o bicampeonato.

A Elite só teve seu título definido praticamente na bandeirada. Uli Dias foi o grande nome da corrida, terminou em quarto na classificação geral e faturou sua segunda vitória no fim de semana e a sexta na temporada para dedicar novo triunfo ao avô. Contudo, a regularidade premiou Leo Martins, que finalizou a prova em segundo lugar, enquanto Bruno Massa — que chegou ao fim de semana na liderança da tabela — foi superado no fim por Terence Beringhs. Em meio aos descartes das quatro piores pontuações e após ter registrado a volta mais rápida da sua classe, Martins foi confirmado como novo campeão da Elite.

A Super já largou tendo Renato Lima como dono do título por antecipação. A classe de entrada também entregou uma grande corrida, que teve como vencedor, de forma inédita no ano, Rafael Abolis. O novo campeão finalizou a disputa na quarta posição e foi ao pódio final para festejar o feito na sua curta carreira como piloto nas pistas reais. E Silvio “Gatão” completou a galeria dos laureados do dia com o título da Super Master.

Beto Cavaleiro, experiente piloto que a partir desse ano passou a fazer parte do quadro societário do grupo H Racing, responsável pela gestão da categoria, comemorou um ano de grande êxito. “Muito obrigado a todos que prestigiam a Copa Hyundai HB20, com 40 carros no grid e muita gente querendo entrar. Muito obrigado à categoria, à H Racing. Nossa categoria ‘explodiu’, e agora é comemorar, entregar os prêmios aos campeões e agradecer a Deus”, destacou.

O ato final de 2025

Sob forte calor — 31ºC de temperatura ambiente —, a última corrida da temporada 2025 acelerou com 39 carros no grid em Interlagos. Enquanto Renato Lima partiu já com o título garantido por antecipação na Super, as lutas pelas taças de campeão da PRO e Elite seguiram muito acirradas e em cenário completamente indefinido. André Bragantini Jr. (PRO), Terence Beringhs (Elite) e Rafael Abolis (Super) puxaram a fila para a batalha final do calendário, com pouco mais de 30 minutos de muita emoção.

Marcus Índio ‘roubou a cena’ na primeira volta ao ganhar três posições e pular de sexto para terceiro. À sua frente, Felipe Malinowski e André Bragantini Jr. travaram incrível duelo, com o ápice da disputa no S do Senna. Índio tirou proveito da disputa, deixou os dois para trás e assumiu a liderança no giro seguinte. Terence Beringhs sustentou a liderança da Elite, seguido por Leo Martins e Bruno Massa, enquanto Uli Dias vinha em quarto, enquanto na Super Rafael Silva assumiu a ponta da corrida.

Logo em seguida a liderança da Super mudou de mãos. Aguerrido, Rafael Abolis tomou a ponta de Rafael Silva. Mais adiante, Índio tratou de abrir vantagem perante Bragantini Jr., segundo colocado na PRO, à frente de Lucas Bornemann, Adilson Jr. e Felipe Malinowski. A Elite também passou a ter novo líder quando Uli Dias saiu bem-sucedido após disputa acirrada com Leo Martins, Bruno Massa e Beringhs.

Índio seguiu líder geral e da PRO na metade da corrida quando sofreu forte pressão de uma fila comandada por Bragantini Jr., com Bornemann e Malinowski logo atrás. A batalha pela vitória — e o título — da Elite também seguia quente, com Uli Dias na frente, com Leo Martins bem perto e Bruno Massa em terceiro, em quadro que se desenhava favorável ao piloto do carro #20, enquanto Abolis dominava as ações na Super.

Quando restavam sete minutos para o fim, a prova teve mudança importante no top-5 geral e da PRO quando Bornemann superou Bragantini Jr., que ainda tinha chances de título, mas via mais de longe seu principal oponente, Marcus Índio, com liderança consolidada. Uli Dias fazia grande corrida na Elite e era o sétimo na classificação geral, mas ao mesmo tempo precisava fazer a volta mais rápida ou torcer por um revés de Leo Martins e Massa para buscar a taça de campeão.

A indefinição sobre os títulos da PRO e Elite durou até a bandeira quadriculada. Soberano, Marcus Índio consolidou a conquista do bicampeonato ao vencer quase que de ponta a ponta a última prova do ano, sem ser ameaçado por André Bragantini Jr. e Felipe Malinowski, segundo e terceiro, respectivamente. Quarto colocado no geral, Uli Dias triunfou na Elite pela sexta vez. Leo Dias terminou em segundo lugar e, com os descartes aplicados após a etapa final, confirmou o título depois de fazer a volta mais rápida na sua classe e ao ver Terence Beringhs passar Bruno Massa no último giro da prova.

Na Super, Abolis confirmou o primeiro lugar, além de ter ficado em 14º na classificação geral. Rafael Silva terminou o ano com o segundo lugar na prova final e também com o vice-campeonato, enquanto o top-5 da disputa derradeira em Interlagos teve ainda Silas Passos, o campeão Renato Lima e Daniel Coquieri.

Os donos da festa

Logo depois da bandeirada final, Marcus Índio puxou uma comemoração inédita e inusitada: o bicampeão juntou vários outros pilotos, que mergulharam na caixa de brita na Curva do Lago. Depois, o duas vezes vencedor no fim de semana seguiu com os festejos no pódio.

“Bicampeão! Só posso agradecer. Foi um ano muito difícil, de resiliência. Deu tudo certo. Espero que todos tenham gostado do show. Nada melhor que juntar todos os amigos, e aqui na Copa Hyundai HB20 todo mundo forma uma família, e foi bonito comemorar assim”, destacou o piloto.

Uli Dias dedicou o novo triunfo em São Paulo ao avô e revelou qual foi o detalhe que impediu sua conquista do título na Elite. “Acredito muito em Deus. Ele faz as coisas certinho. O único jeito de dar uma acalmadinha no meu coração é dar essa vitória para o meu avô. Quero agradecer a todos. Tive um ano maravilhoso, com seis vitórias, maior número de poles. Infelizmente, por uma bandeira preta que tomei em Tarumã, perdi esse título para o Leo, que é meu irmão. Mas quero agradecer a todos. Tenho um time muito bom. Estou muito feliz”, disse.

Já o novo campeão da Elite, Leo Martins, se mostrou atônito com o feito que havia acabado de alcançar. “Ainda estou um pouco sem acreditar. Final foi muito apertado. Cheguei em segundo e consegui fazer a melhor volta. Muito emocionado, em momento que nem dá para explicar, com minha família toda aqui comigo”, disse o piloto do Rio de Janeiro.

O vencedor do dia na Elite, Rafael Abolis, vibrou com o resultado para concluir da melhor forma seu 2025 nas pistas. “Final de temporada com pole position e, para fechar com chave de ouro, primeiro colocado na última etapa do ano, comemorando o aniversário da minha esposa aqui em Interlagos. Não poderia ser um dia mais especial”, vibrou.

Campeão da Super, Renato Lima reforçou o quanto ficou surpreso com a conquista nas pistas reais. “Meu primeiro título. Nunca imaginei isso. Vim do simulador e cheguei aqui sem expectativa sequer de subir ao pódio. E fui campeão por antecipação. Um sonho, fora de qualquer coisa que poderia pensar. Só posso agradecer à minha família, aos patrocinadores, amigos que vieram dos Estados Unidos me assistir, meu coach, Pedro Bürger… Aprendi muito nesse ano e espero que, em 2026, consiga aprimorar mais. Tenho muito ainda o que aprender. Tudo isso aqui é uma ótima oportunidade. Venham todos para cá”

Confira os resultados das corridas que fecharam a temporada, neste sábado e domingo, em Interlagos, além da classificação final do campeonato, por categoria:

Corrida 1, sábado
Categoria PRO (top-5)
1º Marcus Índio
2º Lucas Bornemann
3º Bruno Testa
4º Felipe Malinowski
5º Adilson Jr.

Categoria Elite (top-5)
1º Uli Dias
2º Leo Martins
3º Terence Beringhs
4º Otávio Colle
5º Bruno Massa

Categoria Super (top-5)
1º Silas Passos
2º Rafael Silva
3º Lucas Holderle
4º Rafael Abolis
5º Leandro Parizotto

Corrida 2, domingo
Categoria PRO (top-5)
1º Marcus Índio
2º André Bragantini Jr.
3º Felipe Malinowski
4º Bruno Testa
5º Rodrigo Vieira

Categoria Elite (top-5)
1º Ui Dias
2º Leo Martins
3º Terence Beringhs
4º Bruno Massa
5º Edinardo Filho

Categoria Super (top-5)
1º Rafael Abolis
2º Rafael Silva
3º Silas Passos
4º Renato Lima
5º Daniel Coquieri

Classificação final do campeonato*
PRO (top-3)
1º Marcus Índio, 241 pontos
2º Felipe Malinowski, 227
3º André Bragantini Jr., 209

Elite (top-3)
1º Leo Martins, 248
2º Bruno Massa, 245
3º Uli Dias, 242

Super (top-3)
1º Renato Lima, 253
2º Rafael Silva, 240
3º Silas Passos, 211
*pontuação extraoficial

EB - www.autoracing.com.br

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