“Não poderíamos ter feito melhor”, diz Mekies sobre Verstappen
domingo, 7 de dezembro de 2025 às 15:29Vitória perfeita, mas título escapou
Laurent Mekies acredita que a Red Bull não poderia ter feito nada melhor no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Além disso, o chefe da equipe descreveu a vitória de Max Verstappen como uma “corrida perfeita”, mesmo com o holandês ficando a apenas dois pontos do título.
Verstappen chegou ao evento com 12 pontos atrás do líder do campeonato, Lando Norris. Portanto, precisava de uma vitória para manter viva a esperança de conquistar seu quinto título consecutivo. Assim, ele garantiu a pole position no sábado e, durante a corrida, converteu a largada em vitória. No entanto, o terceiro lugar de Norris assegurou o título para o britânico por dois pontos de diferença.
Apesar de não ter conquistado o campeonato, Mekies ressaltou que o desempenho de Verstappen foi impressionante, principalmente considerando que, em certo momento da temporada, o piloto estava mais de 100 pontos atrás na classificação.

Mekies celebra reação e desempenho da equipe
Após a corrida, Mekies falou sobre a intensidade da temporada e destacou o trabalho da equipe:
“Extremamente orgulhoso da equipe. Foi uma recuperação incrível e uma vitória fantástica. Hoje tivemos uma corrida dominante e limpa. Apesar de não ser uma pista onde esperávamos dominar, a equipe, junto com o Max, conseguiu entregar um carro super rápido. Estou muito, muito orgulhoso do trabalho feito em Milton Keynes. Não foi apenas essa corrida, mas toda a recuperação sensacional na segunda metade da temporada.”
Além disso, Mekies reconheceu a performance de Norris:
“Parabéns ao Lando. Foi uma disputa dura, mas excelente. Além disso, espero que os fãs tenham aproveitado o campeonato aberto até a última volta da última corrida.”
Quando questionado se poderia ter feito algo mais para garantir o título a Verstappen, Mekies respondeu:
“Não, realmente não penso assim. Foi a corrida mais perfeita em termos de gestão da equipe e do Max – desde a pole conquistada no sábado, passando pela liderança quase total da prova, até o excelente gerenciamento de pneus. Não acredito que poderíamos ter feito melhor. Além disso, não controlamos o que acontece atrás; focamos em nós mesmos.”
Penalidade a Tsunoda não mudou o resultado
Do outro lado da garagem, Yuki Tsunoda, que disputou sua última corrida como titular da Red Bull antes de se tornar piloto reserva em 2026, recebeu penalidade de cinco segundos por alterar a trajetória mais de uma vez ao defender-se de Norris.
“Foi uma surpresa”, disse Mekies. “Porém, é sempre difícil para os comissários tomarem decisões nessas situações. Foi inesperado, mas, felizmente, não afetou o resultado do campeonato. Mantemos a vitória e parabéns ao Lando pelo título.”
Orgulho pelo desempenho geral da temporada
Com a corrida no Yas Marina Circuit encerrando uma temporada de 24 etapas, Mekies ressaltou o orgulho pelo que a Red Bull conquistou:
“É sempre emocionante. Primeiramente, o sentimento é que conseguimos uma recuperação sensacional, algo que não se vê todo ano, provavelmente nem toda década. Além disso, estou muito orgulhoso e impressionado com esta equipe que nunca desistiu. Foi puro espírito de corrida até a última volta. Embora tenhamos perdido por apenas dois pontos, isso não diminui o quão extraordinária foi esta temporada. Conseguimos, mais uma vez, mostrar determinação, resiliência e força como equipe.”
campeonato 2025, comentar formula 1, corrida F1, corrida perfeita, formula 1, gestao de equipe, Grande Prêmio de Abu Dhabi, laurent mekies, max verstappen, red bull, temporada f1, vitoria verstappen, yas marina
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
