Verstappen vence em Abu Dhabi, mas Norris é campeão mundial

domingo, 7 de dezembro de 2025 às 11:30

Lando Norris

Lando Norris controlou a tensão e conquistou o título mundial de Fórmula 1 de 2025, embora Max Verstappen tenha vencido o GP de Abu Dhabi.

O holandês largou na pole e transformou a vantagem inicial em sua oitava vitória no ano. Logo depois, Oscar Piastri superou Norris ainda na volta de abertura e terminou em segundo.

Apesar de cair para terceiro no início, Norris manteve a posição até o fim, portanto tornou-se o 11º britânico campeão mundial da F1. Charles Leclerc e George Russell completaram o top 5 em uma corrida sem qualquer sinal de bandeira amarela.

Quero ser VIP
 

Primeira metade – Norris escapa de punição

A decisão começou extremamente equilibrada, já que os três candidatos ao título largaram nas três primeiras posições: Verstappen na pole, Norris em segundo e Piastri em terceiro.

Além disso, o australiano adotou uma estratégia diferente, pois largou com pneus duros, enquanto seus rivais escolheram os médios.

Assim que as luzes se apagaram pela última vez em 2025, Verstappen arrancou melhor e em seguida fechou a porta para Norris. O trio permaneceu na ordem inicial até a curva 9, onde Piastri mergulhou por fora e ultrapassou Norris.

A dupla da frente abriu vantagem rapidamente. Porém, Norris passou a lidar com forte pressão de Leclerc, com Russell logo atrás.

Somente na volta 11 o monegasco perdeu a zona de DRS. Vale lembrar que essa foi a última corrida na história da F1 com uso do DRS, o que tornou o detalhe ainda mais simbólico.

Enquanto isso, a gestão de pneus ganhou importância absoluta. Como consequência, Russell antecipou sua estratégia e parou no fim da volta 14, tentando o undercut sobre Leclerc.

Norris e Leclerc responderam duas voltas depois. Após o pit stop, Norris retornou no meio de um trem de DRS, enquanto Leclerc voltou à frente de Russell. Ambos ultrapassaram o pelotão rapidamente, mantendo-se próximos.

Simultaneamente, Verstappen e Piastri apostaram em um stint mais longo. Nesse momento, Yuki Tsunoda entrou em cena. A Red Bull ordenou que ele atrasasse Norris o máximo possível, já que Leclerc se mantinha por perto.

Na volta 23, Tsunoda forçou Norris para fora da pista na longa reta oposta. Norris completou a ultrapassagem com os quatro pneus além da linha branca. Por isso, a Red Bull chamou Verstappen aos boxes imediatamente.

Verstappen retornou à frente de Norris com folga. Piastri assumiu a liderança provisória. Os comissários analisaram ambas as situações: Norris escapou de punição, enquanto Tsunoda recebeu cinco segundos por tirar o britânico da pista.

Segunda metade – Norris suporta pressão constante

Após o duelo com Tsunoda, a corrida entrou em ritmo mais estável. Piastri manteve a liderança, embora precisasse parar. Logo atrás dele apareciam Verstappen, Norris, Leclerc e Russell.

A estratégia ganhou novo rumo quando Leclerc parou novamente na volta 39. Isso obrigou a McLaren a tomar uma decisão crucial para Norris. Piastri sofria com desgaste nos pneus, enquanto Verstappen já o alcançava. Mesmo assim, a equipe optou por chamar Norris na volta 40.

A escolha abriu caminho para Verstappen ultrapassar Piastri com facilidade na longa reta já na volta 41. Em seguida, Piastri parou e voltou em segundo, com Norris reassumindo o terceiro posto e Verstappen consolidando a liderança.

Com todas as paradas concluídas, Norris passou a ter o cenário ideal para confirmar o título. No entanto, Leclerc representava o último risco, já que recebeu pneus médios, enquanto Norris utilizava compostos duros.

Em apenas duas voltas, Leclerc reduziu 1.8s da diferença inicial de seis segundos. Contudo, logo depois, a margem se estabilizou em quatro segundos.

Enquanto isso, Lewis Hamilton avançou de 16º para oitavo e gradualmente passou a brigar pelo sexto lugar, embora sem sucesso.

Na frente, tudo ficou mais tranquilo. Verstappen manteve ritmo forte e evitou qualquer manobra estratégica. Assim, cruzou a linha de chegada e venceu partindo da pole, com Piastri em segundo.

Entretanto, todas as atenções estavam voltadas para Norris. O britânico administrou a pressão final, segurou o terceiro lugar e finalmente se tornou campeão mundial de 2025.

Leclerc e Russell fecharam o top 5. Hamilton não conseguiu superar Fernando Alonso e Esteban Ocon pelo sexto lugar. Oliver Bearman e Lance Stroll completaram o top 10.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull 58 1:26:07.469
2 Oscar Piastri McLaren 58 +12.594s
3 Lando Norris McLaren 58 +16.572s
4 Charles Leclerc Ferrari 58 +23.279s
5 George Russell Mercedes 58 +48.563s
6 Fernando Alonso Aston Martin 58 +67.562s
7 Esteban Ocon Haas F1 Team 58 +69.876s
8 Lewis Hamilton Ferrari 58 +72.670s
9 Lance Stroll Aston Martin 58 +74.523s
10 Oliver Bearman Haas F1 Team 58 +76.166s
11 Nico Hulkenberg Sauber 58 +79.014s
12 Gabriel Bortoleto Sauber 58 +81.043s
13 Carlos Sainz Williams 58 +82.158s
14 Yuki Tsunoda Red Bull 58 +83.794s
15 Kimi Antonelli Mercedes 58 +84.399s
16 Alexander Albon Williams 58 +90.327s
17 Isack Hadjar Racing Bulls 57 1 volta
18 Liam Lawson Racing Bulls 57 1 volta
19 Pierre Gasly Alpine 57 1 volta
20 Franco Colapinto Alpine 57 1 volta

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.