Fórmula E: Dennis vence abertura da Temporada 2025/26, em São Paulo
sábado, 6 de dezembro de 2025 às 17:30Jake Dennis, da Andretti FE, largou na pole position e conquistou a vitória no E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025, apesar da corrida agitada de 30 voltas ter sido tudo menos tranquila do início ao fim.
Abertura da Temporada da Fórmula E pela segunda vez, sendo a quarta prova realizada em território brasileiro, a corrida realizada no Sambódromo do Anhembi reuniu 23 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes, novo recorde de público em São Paulo.
O campeão mundial da Temporada 9 garantiu a Julius Baer Pole Position (após punição de Pascal Wehrlein, da Porsche) e largou bem, liderando o pelotão. O britânico se manteve na ponta ao longo da prova, com poucas trocas, numa estratégia de paciência, até desbancar o Citroën de Nick Cassidy – que havia feito uma arrancada impressionante no final da corrida – para o que seria a manobra decisiva na volta 27.
Um forte acidente envolvendo o estreante Pepe Marti (CUPRA KIRO) – que voou espetacularmente por cima de António Félix da Costa (Jaguar) – e, felizmente, conseguiu aterrissar em segurança, resultou em uma bandeira vermelha no final da corrida e um sprint de uma volta até a linha de chegada. Dennis conseguiu segurar o atual campeão Oliver Rowland (Nissan), que largou em 13º, e Cassidy.
Essa foi a primeira vitória de Jake Dennis desde a corrida em Diriyah, em 2024, se tornando o primeiro a vencer largando da primeira fila no Sambódromo de Anhembi.
Drugovich: de quinto para 12º após a bandeirada
Wehrlein, que chegou a liderar a corrida e teve um incidente semelhante ao de Marti aqui na temporada passada, completou a prova em quarto lugar, com o brasileiro Felipe Drugovich, em quinto, em sua estreia completa pela Andretti. Isso garantiria dois pilotos entre os seis primeiros para a equipe americana, ambos administrando bem a corrida com o uso tardio do MODO DE ATAQUE.
No entanto, uma penalidade pós-corrida por ultrapassagem sob bandeira amarela, com Drugovich ultrapassando Nick Cassidy, da Citroën, deixou o brasileiro na 12ª posição após punição de cinco segundos serem aplicados ao seu tempo de corrida.
Isso significou os primeiros pontos para o piloto da Lola Yamaha ABT, Zane Maloney, na Fórmula E, que terminou em 10º lugar.
O outro piloto brasileiro, Lucas di Grassi, também da Lola, teve um toque que acabou prejudicando sua performance no trecho final da corrida – ele terminou na 18ª posição.
Como foi o E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025
Dennis largou bem e conseguiu manter a liderança, enquanto os dois Mahindras saíram da pista na primeira chicane e Dan Ticktum se viu em apuros, caindo para o final do pelotão na saída das duas primeiras curvas.
Isso deixou Dennis na liderança, seguido por Wehrlein, Mortara (Mahindra) – que se recuperou após o incidente na primeira curva – Nato, da Costa e de Vries (na outra Mahindra), completando os seis primeiros. Poderia ter sido muito pior para a equipe indiana – e foi de Vries quem errou a freada na Curva 1, atingindo o CUPRA KIRO de Ticktum, causando um furo de pneu e acabando com as chances do britânico de cara.
Na terceira volta, as posições e a liderança mudaram, com Wehrlein assumindo a ponta. Dennis, satisfeito em preservar a posição por enquanto, caiu para a quarta colocação. Enquanto isso, Mortara foi penalizado com cinco segundos por sua participação no incidente na primeira curva. O suíço liderou na quarta volta, mas sua corrida agora estava seriamente comprometida.
Vergne e di Grassi foram os primeiros a aproveitar o primeiro dos seus dois impulsos de 50 kW do MODO DE ATAQUE com tração integral, enquanto a liderança alternou novamente na volta 6 entre os ex-companheiros de equipe da Porsche, da Costa e Wehrlein. O bicampeão da Citroën retomou a liderança do pelotão assim que seu impulso de quatro minutos expirou.
Rowland foi o próximo dos 10 primeiros a participar do ATTACK e se viu lado a lado com Vergne no final, disputando a liderança e conquistando-a na volta 9.
Na volta 11, o líder da Costa, Evans, Nato, Mortara, Buemi e Barnard partiram para o ataque, com a ordem da prova sendo ainda mais alterada.
No final das contas, Wehrlein assumiu a liderança, seguido por Dennis, Mortara, Nato, da Costa, Rowland, Buemi, Mueller e Evans, os 10 primeiros. A segunda metade do pelotão ainda não havia passado pela zona de ativação do MODO DE ATAQUE, o que definiu uma verdadeira corrida de duas metades.
Na volta 17, Rowland e Nato se envolveram em um incidente, ambos sofrendo danos, mas Nato mais do que o britânico, resultando em um furo de pneu e o afastando completamente da disputa. Rowland conseguiu se manter na oitava posição, enquanto Guenther ultrapassou os dois.
Na volta 19, Dennis liderava, seguido por Wehrlein e Cassidy. O novato da Citroën repetiu a estratégia no MODO DE ATAQUE para ultrapassar seis pilotos na reta principal e se colocar na disputa. Algumas curvas depois, o neozelandês também ultrapassou Wehrlein, antes de se aproximar de Dennis, que estava na frente.
Na volta 22, a segunda rodada de ativações do MODO DE ATAQUE começou e a ordem da corrida mudou. Rowland assumiu a liderança, seguido por Dennis, Cassidy, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eirksson, Drugovich, Mortara e di Grassi.
Uma volta depois, um toque entre Mortara e di Grassi na curva 6 deixou o Mahindra sem saída, o que resultou na entrada do Safety Car e no abandono da dupla.
Na volta 27, a bandeira verde voltou a aparecer, com Rowland à frente de Cassidy, seguido por Dennis, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eriksson, Drugovich, Guenther e Buemi. Os Andrettis estavam de olho no resultado, com energia e o MODO DE ATAQUE ativado.
Dennis ultrapassou Cassidy e Rowland no último setor da volta 27, com Drugovich subindo para sexto.
Uma forte colisão envolvendo Pepe Marti resultou em bandeira vermelha depois que o CUPRA KIRO passou por cima da traseira do Jaguar de da Costa – com a bandeira amarela de pista inteira sendo acionada devido ao outro Jaguar, de Mitch Evans, ter batido no muro pouco antes.
O espanhol estava bem, assim como da Costa e Mueller – e depois que a pista foi limpa, a corrida recomeçou faltando apenas uma volta para o final das 30.
Dennis conseguiu vencer com tranquilidade a volta de classificação, com Rowland em segundo e Cassidy em terceiro, garantindo o primeiro pódio da Citroën.
Dennis lidera o campeonato de pilotos e Andretti o de equipes, com a Porsche na liderança do campeonato de construtores, rumo ao México no dia 10 de janeiro.
Veja o resultado completo do E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025:
https://fiaformulae.com/en/
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