Marko alerta: Verstappen não pode contar com sorte em Abu Dhabi

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 às 12:52

Helmut Marko

Helmut Marko teme que Max Verstappen não possa depender da sorte na disputa pelo título contra a McLaren. O austríaco sabe que a Red Bull terá que encontrar velocidade por mérito próprio para conquistar o campeonato, o que certamente não será fácil.

Desempenho em Abu Dhabi ainda atrás de Norris

“Estamos claramente atrás do Lando”, disse Marko no paddock de Abu Dhabi, após o segundo treino livre. Verstappen terminou a sessão três décimos atrás de Lando Norris e, à primeira vista, também não parecia ter o mesmo ritmo nos longos stints.

Marko afirma que Norris está um pouco mais rápido tanto em trechos curtos quanto longos. “Há múltiplos fatores em jogo. As mudanças que fizemos do TL1 para o TL2 não tiveram o efeito desejado. Porém, já tivemos sextas-feiras piores.”

Segundo o dirigente da Red Bull, a equipe perde muito no setor três devido a saídas de frente. Esse é justamente um ponto que Verstappen detesta, e a questão rapidamente voltou em seu feedback.
“Ele veio no rádio imediatamente e disse que o carro sofria com saídas de frente, e que o carro sempre pulava um pouco. Ainda temos mais uma sessão, e esperamos evoluir nesse sentido.”

Quero ser VIP

Diferença de três décimos e desafios nos stints longos

Quando questionado sobre se a diferença de três décimos é preocupante, Marko ponderou:
“Não diria que é alarmante, mas não é uma situação confortável.”

Nos stints longos, a situação se manteve: o maior prejuízo ocorre no setor três, e o desgaste de pneus foi maior que o da McLaren, mas apenas comparado ao Lando. Assim, a Red Bull tem trabalho pela frente. Não seria a primeira vez que Verstappen e sua equipe fazem um grande salto de desempenho do treino livre de sexta para a classificação de sábado, e será necessário agora para impedir que Norris siga rumo à vitória e ao título.

Dependência de rivais e erros passados

A Red Bull também precisará de ajuda de Ferrari e Mercedes para conter os pilotos da McLaren. “Nenhum deles está rápido o suficiente. Mas talvez encontrem algo amanhã”, disse Marko.

Questionado se dependerão de mais um erro da McLaren, Marko respondeu: “Seria sorte para nós, mas não se pode contar com três erros consecutivos. Precisamos lutar com nossas próprias forças.”

Nas semanas recentes, a sorte favoreceu a Red Bull: em Las Vegas, ambos os pilotos da McLaren foram desclassificados, permitindo que Verstappen recuperasse muitos pontos. Uma semana depois, um erro estratégico da McLaren deu a vitória ao holandês. Um terceiro erro consecutivo poderia entregar o título, mas em Abu Dhabi, Max terá que contar com seu próprio desempenho.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.