Hamilton revela seus planos com a Ferrari para 2026
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 às 16:32
Lewis Hamilton – Ferrari
Lewis Hamilton revelou seus planos táticos para reformular a Ferrari antes de sua segunda campanha nos carros vermelhos na Fórmula 1, em 2026. O heptacampeão mundial, após a grande mudança da Mercedes, enfrentou uma temporada de estreia desastrosa na Scuderia. Ele encara a possibilidade real de terminar o ano sem sequer conquistar um pódio em um GP pela primeira vez em toda sua trajetória na F1.
Hamilton terminou a última etapa no Catar em P12. Além disso, ele sofreu eliminação no Q1 nas sessões classificatórias dos dois GPs anteriores. Por isso, o piloto fez diversos comentários negativos sobre sua própria performance e a real competitividade da Ferrari durante uma temporada de estreia extremamente desafiadora em Maranello. O piloto inglês de 40 anos, antes do GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada, prometeu fazer mudanças em sua equipe antes de 2026. Contudo, não divulgou detalhes específicos sobre quais integrantes seriam realocados.
A reestruturação da equipe e a otimização de performance
“Na verdade, o processo não é simples”, disse Hamilton à Sky Sports F1. “Obviamente, faremos testes na próxima semana. Depois, voltaremos à fábrica. Preciso decidir qual será minha abordagem ao me reunir com as principais partes interessadas para tomar as decisões. Essa abordagem, portanto, criará a mudança necessária”.

“Em termos de aprimoramento pessoal, anoto o que achei que deu errado a cada fim de semana, como também as decisões que tomei no cockpit ou com os engenheiros. Assim, há muita coisa para fazer nesse sentido. Durante meu período de descanso, analisarei essas decisões. Além disso, farei anotações sobre como posso tomar decisões melhores no futuro”.
“Vou analisar meu ambiente pessoal, minha equipe. Eu avaliarei como utilizar as pessoas, se as pessoas precisam mudar de função para trabalhar melhor. Todos esses aspectos precisam de análise no meu âmbito pessoal. Desse modo, poderemos otimizar nosso trabalho em equipe”, garantiu Hamilton. Questionado se essas mudanças precisam ser feitas e se “as coisas não podem continuar como este ano”, Hamilton respondeu de forma incisiva: “Definitivamente não”.
Hamilton não se adaptou bem à atual geração de carros com efeito solo. Deste modo, achou particularmente difícil extrair performance do SF-25 da Ferrari.
Comparando os desafios e mantendo a confiança
Questionado sobre como compararia 2025 com as dificuldades que enfrentou nos últimos quatro anos, Hamilton respondeu: “Não consigo comparar, pois cada ano é diferente à sua maneira. Eu estava em um momento diferente da minha vida. Você está em um momento diferente da sua vida a cada ano, então não faria comparações”.
“Tem sido difícil. A confiança oscila; afinal, faz parte do processo. É desafiador, mas ainda acredito plenamente nas minhas habilidades. Isso é o mais importante. Manter essa confiança nem sempre é fácil. No entanto, foi isso que me trouxe até aqui.” Questionado sobre a maior lição que aprendeu este ano, Hamilton disse: “Que sou resiliente. Eu disse isso na última corrida, me surpreendi com a minha resiliência. Se eu consegui superar uma temporada como essa, não há nada que eu não possa enfrentar daqui para frente”.
comentar formula 1, efeito-solo, formula 1, formula 1 brasil, gp, heptacampeão, Lewis Hamilton Ferrari 2026, maior comunidade F1, maranello, noticias f1, scuderia, SF-25
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.