Red Bull: Isack Hadjar substitui Yuki Tsunoda em 2026

terça-feira, 2 de dezembro de 2025 às 14:34
Pilotos Red Bull

Isack Hadjare Yuki-Tsunoda

Como esperado, a Red Bull optou por substituir Yuki Tsunoda pelo promissor estreante Isack Hadjar na Red Bull em 2026 e, ao mesmo tempo, promover Arvid Lindblad para uma vaga na Racing Bulls. Essa decisão coloca Tsunoda fora da F1. Ela coloca Hadjar ao lado de Max Verstappen na equipe principal. Consequentemente, o estreante Lindblad juntar-se-á a Liam Lawson, que permanece na Racing Bulls, completando o quarteto para a próxima temporada.

Com essas movimentações, Tsunoda perde um assento titular na F1. Contudo, ele continua ligado à Red Bull. Ele manterá seu papel como piloto de testes e reserva. O chefe da equipe Red Bull, Laurent Mekies, desenvolveu uma relação próxima com Tsunoda. A convivência começou enquanto estavam juntos na RB e seguiu após a transferência do piloto para o time principal em meados de 2025. Mekies prestou uma homenagem especial aos esforços do japonês. Mekies afirmou: “Ao longo de suas cinco temporadas na Fórmula 1, Yuki amadureceu. Ele se transformou em um piloto completo, rápido na volta única de sábado e capaz de largadas excepcionais. Além disso, ele tem uma excelente estratégia de corrida no domingo.” Assim, o jovem Yuki Tsunoda permanece envolvido com a equipe.

Yuki Tsunoda e o amadurecimento na F1

Ele continua como piloto de testes e reserva. “Todos no esporte concordam ser impossível não gostar de Yuki. A personalidade dele é contagiante. Ele se tornou uma parte muito especial da família Red Bull”, adicionou Mekies. O chefe de equipe continuou: “Em nome de todos na Red Bull, agradeço a ele por tudo o que contribuiu até agora. Sabemos que ele será um apoio inestimável para os projetos de 2026.”

A Red Bull esperava substituir Yuki Tsunoda em parte devido ao seu desempenho inconsistente. Isso ocorreu desde que ele reassumiu a vaga de Lawson na terceira etapa da temporada. Outro fator decisivo foi o desempenho robusto de Hadjar em seu ano de estreia. Atualmente, Hadjar ocupa a P10 no campeonato de pilotos. Ele é o segundo melhor entre os quatro da Red Bull, atrás apenas de Verstappen. Ele, inclusive, conquistou seu primeiro pódio na F1 no GP da Holanda. A rápida adaptação de Hadjar à F1 impressionou. Sua velocidade foi notável na maioria dos circuitos. Isto é verdade mesmo naqueles novos para ele. Sua performance consistente convenceu a Red Bull de que uma promoção imediata para a equipe principal é justificável. Por certo, a equipe acredita que Hadjar é um piloto mais rápido e mais capaz. Ele seria superior a qualquer outro piloto formado por eles desde Verstappen.

Hadjar, Lindblad e o foco nas regras de 2026

Em seguida, consideraram a reformulação das regras para 2026. Este novo regulamento inclui três testes de pré-temporada. Isso representa o momento ideal para o francês se adaptar à Red Bull. Ele pode começar com o pé direito. O chefe da equipe RB, Alan Permane, disse que Hadjar teve uma “temporada verdadeiramente excepcional”. Permane completou: ele se apresentou “muito além de sua experiência”.

Quanto à Racing Bulls, a decisão de manter Lawson foi tomada em parte por causa do desejo da Red Bull de promover Lindblad. Lawson conseguiu reconstruir sua reputação. Ele foi rebaixado pela Red Bull depois de apenas duas corridas como companheiro de Verstappen. Desde então, ele tem sido um dos melhores pontuadores no pelotão intermediário. Isso aconteceu sobretudo após a equipe conseguir um acerto crucial em seu carro no GP da Áustria em julho. Por causa disso, a crença geral é que ele merece a chance de continuar seu progresso. Ademais, ele terá uma temporada completa com a mesma equipe. Lawson participou apenas de algumas etapas com a equipe reserva em 2023 e 2024. Ele sofreu a interrupção da mudança para a Red Bull e o rebaixamento quase imediato neste ano.

O risco da promoção de Arvid Lindblad

A promoção de Lindblad é considerada um risco. O jovem de 18 anos ascendeu rapidamente nas categorias de base. Ele teve um primeiro ano irregular na Fórmula 2. Todavia, ele convenceu a Red Bull a lhe dar a chance. Isso ocorreu principalmente após impressionar nos treinos livres de sexta-feira e nos testes privados de F1 realizados neste ano.

Sobre Hadjar, o consenso geral no paddock sugeria que ele tivesse mais um ano de experiência. Ele iria para a equipe principal depois disso. Lá, ele enfrentaria o piloto em torno do qual a equipe gira: Max Verstappen. Por outro lado, o novo regulamento que entrará em vigor em 2026 mudará completamente os carros. Por conseguinte, este é, provavelmente, o melhor momento para ele enfrentar Verstappen. Pelo menos Hadjar não terá muita experiência prévia com o novo carro. Portanto, ambos podem começar esta nova jornada do zero. Finalmente, como já ocorreu com Pierre Gasly, Alex Albon, Sergio Perez e com o próprio Yuki Tsunoda, Isack Hadjar dependerá muito da atenção que ele receberá na equipe que prioriza Max Verstappen.

AS - www.autoracing.com.br

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