Leclerc fez contas sobre o título durante corrida “tediosa”
domingo, 30 de novembro de 2025 às 17:12
Charles Leclerc
Charles Leclerc revelou que seu GP do Catar foi tão monótono que inclusive começou a calcular os cenários do título da Fórmula 1 dentro do cockpit.
Embora tenha marcado pontos, ele deixou Lusail extremamente frustrado com a fraca performance do SF-25, que, segundo ele, nunca ofereceu confiança.
A equipe viveu um fim de semana complicado do início ao fim. Antes de tudo, a corrida curta terminou sem pontos. Depois, a prova principal trouxe apenas um oitavo lugar para Leclerc, enquanto Lewis Hamilton terminou em 12º.

Logo na segunda volta, Leclerc caiu para 11º quando Nico Hulkenberg o ultrapassou na curva 1. Contudo, ele recuperou duas posições quando o alemão se envolveu em um toque com Pierre Gasly.
Ainda assim, o monegasco não conseguiu avançar mais. Ele só herdou outro lugar no fim, quando Isack Hadjar sofreu um furo de pneu com sua Racing Bulls.
Ferrari sem ritmo e Leclerc sem confiança
Apesar do resultado menos pior que o esperado, Leclerc deixou clara sua insatisfação, sobretudo porque o carro não evoluiu em momento algum.
“Não tive confiança no carro, ritmo, nada”, afirmou ao Motorsport Week. “Estou feliz que o fim de semana acabou”.
“A corrida foi frustrante da primeira à última volta. Depois do que aconteceu ontem, eu não sabia como o carro reagiria. E sinceramente, em nenhum momento fomos competitivos”.
Ao ser questionado sobre a dificuldade de manter o carro na pista, ele respondeu: “Sim, mas não só na corrida. Talvez tenha sido um pouco mais fácil no domingo, porém o ritmo continuou muito fraco. Já na classificação, tudo estava incrivelmente difícil”.
Tédio a ponto de acompanhar o título pelas telas
Como a ação era mínima, Leclerc conseguiu acompanhar o que acontecia nas telas espalhadas pelo circuito. Portanto, com a vitória de Max Verstappen mantendo viva a disputa, o piloto admite que começou a calcular mentalmente o cenário do campeonato.
“Qualquer coisa pode acontecer quando há tão poucos pontos entre eles”, avaliou. “Provavelmente será entre Lando Norris e Max, mas tudo ainda pode mudar. Acidentes podem influenciar bastante, já que todos lutam por posições”.
Ele brincou com a própria situação: “Foi um fim de semana muito entediante. Pelo menos consegui olhar um pouco para as telas e fazer contas na cabeça. Isso virou a parte mais emocionante da minha corrida”.
Três pilotos na disputa, mas Ferrari fora da briga
Embora reconheça que a batalha tripla deixa o final do campeonato mais interessante, Leclerc lamenta não estar envolvido.
“Quando chega ao último GP com três pilotos na disputa, é ótimo. Porém, eu queria estar lá. Quero vencer, quero lutar na frente. É legal assistir, mas seria ainda melhor participar”.
Objetivo agora é encerrar 2025 de forma digna
Com a Ferrari presa ao quarto lugar no mundial de construtores, Leclerc mira apenas um último suspiro da equipe no fim da temporada.
“Por um lado, sim, é bom que o campeonato esteja acabando. Por outro lado, estou ansioso por Abu Dhabi. Preciso terminar de forma positiva porque seria deprimente sair de férias depois de dois finais de semana como este”.
“Quero me livrar disso, mas de forma positiva. Vou tentar extrair tudo do carro e com sorte subir ao pódio uma última vez. Vencer parece irreal, mas o pódio ainda é um sonho. Contudo, depois de um fim de semana assim, tenho pouca esperança”.
abu dhabi, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari, formula 1, GP do Catar, Isack Hadjar, lando norris, Leclerc GP do Catar, max verstappen, Racing Bulls, SF-25, título F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.