Pirelli F1: GP do Catar – Outro deserto, desta vez em Doha
sexta-feira, 28 de novembro de 2025 às 8:00O GP do Catar é a penúltima corrida da temporada e a última a ser disputada no formato Sprint. Ela ocorre apenas uma semana depois de Las Vegas, a 13.000 quilômetros em linha reta do local da corrida desta semana, em Lusail. Ambas as corridas, assim como a última em Abu Dhabi, acontecem à noite, mas o clima não poderia ser mais diferente.
As condições estavam frias na pista no deserto de Nevada, mas no Catar os pilotos terão de lidar com calor e umidade semelhantes aos encontrados em Singapura. A pista do Oriente Médio é particularmente exigente para os pneus, o que levou à introdução de uma medida excepcional (explicada abaixo), restringindo o número de voltas que podem ser completadas por conjunto de pneus. Isso significa que os pilotos terão que trocar os pneus pelo menos duas vezes durante a corrida.
Os compostos
Os três compostos mais duros da gama da Pirelli foram selecionados para Doha. Os C1, C2 e C3 são a escolha óbvia em uma pista onde os pneus são submetidos a níveis de energia semelhantes aos de Suzuka e, na verdade, esses são os únicos compostos que já foram utilizados neste GP. Este trio de compostos já foi utilizado três vezes este ano, todas no início da temporada, no Japão, Bahrein e Espanha.
A maior parte das curvas da pista de Lusail são de alta velocidade, o que significa que os pneus têm pouco tempo para se recuperar, e o trecho que mais os desgasta é entre as curvas 12 e 14. A superfície da pista, que é bastante lisa, costuma causar granulação, o que contribui para um alto índice de desgaste dos pneus.
Em 2024
Todos os pilotos largaram no GP do Catar com pneus Médios, com exceção de Nico Hulkenberg, que optou por pneus Duros. A estratégia de uma única parada foi a mais popular, com os pilotos procurando prolongar a primeira parte da corrida com pneus de faixa amarela, conseguindo fazê-los durar muito além da metade da distância da corrida. A série de pit-stops para trocar para pneus Duros começou na volta 34, durante um período de bandeira vermelha. O Safety Car teve três aparições e, durante as duas últimas, alguns pilotos decidiram tentar um sprint final, entrando novamente nos boxes para trocar por um conjunto de pneus Macios. No entanto, o composto mais macio sofreu uma queda de performance muito grande e a aposta não trouxe o resultado esperado.
A pista
O circuito de Lusail foi originalmente concebido como uma pista de motovelocidade, o que fica claro pelo seu traçado bastante único: rápido e sinuoso, com uma reta com mais de um quilômetro de comprimento. O circuito, localizado nos arredores de Doha, apresenta alguns desafios incomuns para os pilotos, carros e pneus. Tem 16 curvas, dez delas à direita, e sua localização no deserto faz com que a areia seja frequentemente soprada para a pista, influenciando inevitavelmente sua evolução. Para evitar isso, há várias áreas de grama artificial ao redor do circuito.
As altas temperaturas são uma característica distintiva do fim de semana no Catar. Apesar de a corrida ser realizada à noite, a alta umidade, somada ao calor residual acumulado durante o dia, torna o cockpit um ambiente muito exigente, a ponto de, em anos anteriores, alguns pilotos terem se sentido mal ao final do GP. Do ponto de vista dos pneus, a temperatura da pista pode levar ao aparecimento de granulação, mesmo que, como ficou claro nas corridas anteriores deste ano, a gama atual de compostos pareça ser mais resistente a esse fenômeno.
Palavra-chave: número de voltas
Cada conjunto de pneus fornecido às equipes no início do fim de semana de corrida pode cobrir no máximo 25 voltas na pista de Lusail. As voltas serão contadas cumulativamente em todas as sessões da pista, incluindo as voltas percorridas sob o Safety Car ou o Safety Car Virtual.
As voltas até o grid de largada, as voltas de formação e as voltas completadas após a bandeira quadriculada na Sprint e no GP não serão incluídas na contagem. Como o GP do Catar é disputado em 57 voltas, cada piloto inevitavelmente terá de trocar os pneus pelo menos duas vezes. Antes do início do GP, a Pirelli informará às equipes quantas voltas ainda estão disponíveis para cada conjunto.
A limitação, acordada com a FIA, a F1 e as equipes, foi decidida para evitar que os pneus atingissem seu nível máximo de desgaste, como aconteceu no ano passado, quando os pneus foram utilizados além de sua vida útil, por meio do gerenciamento de sua degradação. No entanto, isso coloca uma pressão excessiva na construção do pneu.
Área de Estatísticas
A corrida deste fim de semana será a quarta edição do GP do Catar, realizado anteriormente em 2021, 2023 e 2024. Max Verstappen é o piloto de maior sucesso em Doha, tendo vencido nos últimos dois anos, o que também torna a Red Bull Racing a construtora com mais vitórias. Em 2023, o holandês conquistou o título do campeonato na capital do Catar. Ele também marcou duas das três voltas mais rápidas da corrida, mas só largou da pole position uma vez. No primeiro ano, 2021, Lewis Hamilton venceu da pole pela Mercedes.
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