Norris pode ser campeão no GP do Catar deste fim de semana
segunda-feira, 24 de novembro de 2025 às 18:43
Norris (centro) pode ser campeão no Catar
Análise tática da decisão: Lando Norris campeão no Catar
Lando Norris sustenta uma chance real de ser o campeão de 2025 no GP do Catar deste fim de semana. E isso não é apenas uma possibilidade remota que exige uma vitória dupla nas provas (sprint e GP) e o colapso dos seus rivais no caminho para Losail.
Após a surpreendente desclassificação dupla da McLaren em Las Vegas, o status de Norris sofreu um ajuste. O piloto pode se confortar com a manutenção de uma vantagem considerável na disputa pelo campeonato. Os seis pontos perdidos para seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, e os 18 para Max Verstappen fizeram uma diferença notável. Mesmo assim, o cenário mais preciso é caracterizar a situação como uma redução do status de favorito “esmagador” para favorito “claro”. É crucial notar que Norris será o campeão caso conclua em P3 em todas as corridas restantes, independentemente da posição dos outros pilotos. Por outro lado, a possibilidade de uma decisão de campeonato emocionante na última etapa tornou-se mais provável.
Desvendando o cenário de desempate e os pontos críticos
Com a inclusão da corrida Sprint no GP do Catar, calcular todos os resultados possíveis é mais complicado do que para um evento padrão. Essa complexidade tática exige cautela. A primeira questão é: quantos pontos de margem Norris precisa após o Catar para garantir o título? Com 25 pontos totais em jogo em Abu Dhabi, é evidente que 26 seriam suficientes, mas 24 não garantiriam o troféu.
Entretanto, se Norris finalizar a etapa com 25 pontos à frente dos adversários, eles ainda podem terminar a temporada empatados em pontos. Isso jamais ocorreu na história da Fórmula 1. Caso se concretize, o desempate é feito com base nos resultados dos pilotos nos Grandes Prêmios, excluindo as corridas sprint. A métrica avalia quem tem mais vitórias e, sucessivamente, quem tem mais segundos lugares, e assim por diante, até que um vencedor seja encontrado.
É impraticável determinar agora quem venceria um desempate com essa regra. Veja alguns exemplos de cenários:
* Norris conquista a Sprint do Catar e fica em segundo no GP, enquanto Verstappen vence ambos os GPs: Ambos empatam com 416 pontos, e Verstappen garante o título.
* Norris faz um P8 na Sprint do Catar, Verstappen vence qualquer um dos Grandes Prêmios: Ambos empatam com 391 pontos, e Lando Norris campeão.
A vulnerabilidade do líder e a importância da Sprint
Obviamente, o primeiro cenário é mais provável que o segundo. Portanto, não podemos saber quem venceria em caso de empate até depois da corrida de domingo. Uma vantagem de 26 pontos para Norris após o Catar certamente o tornaria campeão. No entanto, 25 pontos podem ser suficientes para ele, dependendo das circunstâncias específicas do desempate.
Independentemente de Norris precisar aumentar sua margem sobre seus rivais em pelo menos dois pontos ou apenas um, qualquer cenário é realista. O piloto da McLaren conseguiu exatamente isso na etapa anterior a Las Vegas em Interlagos, que também teve uma corrida Sprint.
Se Norris estivesse 24 pontos à frente de um único piloto, suas chances de conquistar o título neste fim de semana seriam muito boas. Mas o fato de haver dois pilotos com a mesma distância atrás torna mais provável que pelo menos um deles chegue a Abu Dhabi ainda na briga pelo título.
Do ponto de vista estritamente estatístico, a corrida Sprint provavelmente não fará tanta diferença. Os líderes são separados por apenas um ponto. Não obstante, o passado recente mostrou que os candidatos ao campeonato não podem se dar ao luxo de serem complacentes na Sprint.
Piastri perdeu oito pontos para Norris na última corrida sprint em Interlagos. Na corrida sprint anterior, ambos os pilotos da McLaren perderam oito pontos para Verstappen.
O palco do Grande Prêmio e a pressão histórica
Isso não muda o fato de que o Grande Prêmio é onde os pontos mais importantes são distribuídos. A menos que Norris tenha uma corrida sprint particularmente ruim, ele provavelmente entrará no Grande Prêmio sabendo que será campeão se vencer a corrida, ou pelo menos terminar à frente de Piastri e Verstappen.
Contudo, a lembrança do resultado do ano passado pode tirar o sono de Norris até lá.
Na temporada anterior, ele finalizou em P2 na Sprint, atrás de Piastri, enquanto Verstappen chegou em oitavo. Isso não seria um desastre para ele neste fim de semana. Mas no Grande Prêmio, Norris caiu para o P10 devido a uma punição, enquanto Verstappen venceu e Piastri ficou em P3.
Veja como ficaria a classificação do campeonato antes de Abu Dhabi se o resultado do Grande Prêmio do Catar do ano passado se repetisse:
| Piloto | Pontos (diferença) |
| Lando Norris | 398 |
| Max Verstappen | 392 (-6) |
| Oscar Piastri | 389 (-9) |
Claro que isso não significa que seja provável que aconteça. Em particular nas circunstâncias da Sprint, onde Norris entregou a vitória a Piastri como retaliação por seu companheiro de equipe ter feito o mesmo em Interlagos, não devem se repetir.
Isso ilustra como a vantagem de 24 pontos de Norris é vulnerável a um tropeço na penúltima etapa, o que poderia levar a um final emocionante. Após a dupla desclassificação da McLaren, a complicação adicional de uma corrida Sprint com treinos livres limitados, além de uma mudança pontual nas regras de pneus, podem se revelar problemas indesejáveis para o líder do campeonato. O fato de o Catar ser um terreno fértil da McLaren facilitará a manutenção da política de igualdade de pilotos por pelo menos até o último GP da temporada. Depois veremos qual será o panorama antes de Abu Dhabi. Caso Piastri esteja matematicamente eliminado até lá, a história será obviamente outra.
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