FIA explica desclassificação da McLaren no GP de Las Vegas

domingo, 23 de novembro de 2025 às 8:31

Oscar Piastri

A FIA revelou de forma detalhada por que Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do GP de Las Vegas. Norris havia terminado em segundo, enquanto Piastri cruzou em quarto. Com isso, o britânico ampliaria sua vantagem no campeonato para 30 pontos.

No entanto, após a prova, tudo mudou rapidamente, já que as verificações técnicas apontaram desgaste acima do limite nos blocos das pranchas dos dois carros da McLaren.

De acordo com o artigo 3.5.9 (e) do regulamento técnico, o carro precisa encerrar a corrida com pelo menos 9mm de prancha. Caso contrário, a exclusão ocorre de maneira automática. Assim, tanto Norris quanto Piastri caíram nessa regra sem margem para discussão.

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Medições revelam irregularidades claras

Os fiscais encontraram medidas ilegais nos dois carros. No caso de Norris, o lado esquerdo permaneceu dentro do permitido. Contudo, o lado direito apresentou desgaste abaixo do mínimo. As medições mostraram:

Dianteiro direito: 8,88mm

Traseiro direito: 8,93mm

Por outro lado, Piastri teve três áreas abaixo do limite. Dessa forma, os números ficaram assim:

Dianteiro direito: 8,74mm

Traseiro direito: 8,90mm

Dianteiro esquerdo: 8,96mm

A área traseira esquerda, entretanto, estava legal.

Ao perceber o problema, a McLaren argumentou que “circunstâncias atenuantes existiam”, já que o carro apresentou quiques acima do previsto.

Além disso, a equipe afirmou que a falta de rodagem em pista seca reduziu a precisão dos dados. Mesmo assim, os fiscais rejeitaram o argumento.

FIA reforça que não havia outra penalização possível

O relatório do carro de Piastri descreveu cada passo da análise. Os comissários ouviram o chefe da equipe, o diretor esportivo e o diretor técnico da McLaren.

Também participaram o diretor de monopostos da FIA e o delegado técnico. As medições ocorreram com um micrômetro Mitutoyo, com precisão de 0,001mm.

Logo depois, os fiscais repetiram as medições diante da equipe e verificaram valores ainda menores. Isso confirmou sem dúvidas que a prancha estava fora do regulamento.

Consequentemente, a FIA afirmou que não existe qualquer alternativa à desclassificação nesse tipo de infração, mesmo quando não há intenção de burlar as regras.

Os comissários citaram também decisões anteriores do Tribunal de Apelação da FIA, que restringem qualquer tentativa de evitar a exclusão.

A McLaren sugeriu a possibilidade de dano acidental no assoalho, mas os fiscais concluíram que isso não mudava a aplicação da punição.

Efeito direto no campeonato

O relatório referente a Norris repetiu a mesma lógica, alterando apenas as medidas específicas do carro.

Com isso, a situação no campeonato mudou. Tanto Piastri quanto Max Verstappen iniciam o GP do Catar 24 pontos atrás de Norris. Verstappen venceu em Las Vegas e reduziu a diferença de forma imediata.

Assim, a decisão reforça o rigor do regulamento técnico e deixa claro mais uma vez que qualquer desvio nos blocos das pranchas resulta em desclassificação inevitável.

 

LS - www.autoracing.com.br

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