Red Bull reduz expectativas para motor 2026
sexta-feira, 21 de novembro de 2025 às 15:25Red Bull admite desafio com motor Ford para 2026
A Red Bull tenta, portanto, reduzir as expectativas para o primeiro ano do novo regulamento da Fórmula 1. Helmut Marko afirmou que o motor desenvolvido internamente pela equipe, em parceria com a Ford, provavelmente não será o líder do pelotão logo nas primeiras corridas.
Mudanças profundas para 2026
A nova unidade de potência estreia em uma temporada que, aliás, traz alterações amplas. Os carros ficam mais leves. Além disso, ganham aerodinâmica ativa, ampliam a recuperação de energia e passam a usar combustíveis sustentáveis. Como consequência, todo o chassi muda e inicia uma era totalmente nova.
Durante o fim de semana em Las Vegas, o engenheiro-chefe Paul Monaghan explicou a dimensão do desafio. “Faltam dez semanas. É chocante, não é?”, disse sobre o curto prazo até a pré-temporada.
Em seguida, ele reforçou a complexidade do projeto. “Vamos usar um motor novo. Que sorte, não? É um privilégio! Talvez o único componente mantido seja o encaixe rápido do volante. Carro novo, motor novo, regras novas. Em 2026, limpamos a prancheta e começamos tudo novamente.”

Marko admite início difícil
Marko repetiu essa visão ao jornal austríaco Österreich. Rumores indicam que a unidade Red Bull-Ford estaria atrasada. Por isso, suas declarações chamam ainda mais atenção. “Nada está garantido só porque a Mercedes se declara favorita”, afirmou. “Mas é improvável que apareçamos com nosso próprio motor e sejamos os mais rápidos imediatamente.”
Olho no longo prazo
Mesmo assim, Marko fez uma distinção importante entre competitividade inicial e objetivos futuros. “Enquanto não ficarmos totalmente fora da disputa, como aconteceu com o motor Renault no passado, tudo bem”, declarou. “Além disso, existe o regulamento da Federação Internacional do Automóvel que permite ajustes após seis meses.”
Portanto, a Red Bull não trata o título de 2026 como prioridade absoluta. “Queremos ver progresso com o carro novo. Isso já nos deixa satisfeitos”, concluiu. “Vencer continua sendo o objetivo. Em outras palavras, queremos voltar a ganhar corridas na segunda metade do ano.”
aerodinamica ativa, carro 2026, combustivel sustentavel, comentar formula 1, formula 1, helmut marko, motor hibrido, motor Red Bull 2026, paul monaghan, pré-temporada f1, Red Bull-Ford, regulamento 2026, unidade de potencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
