F1 confirma medida emergencial para o GP do Catar

segunda-feira, 17 de novembro de 2025 às 9:04

GP do Catar

A FIA, a Fórmula 1 e a Pirelli decidiram agir rapidamente antes do GP do Catar. Dessa forma, as três partes concordaram com um limite emergencial para o uso de pneus em Lusail.

Desde que o circuito entrou no calendário, ele se destacou pelo desgaste extremo. Por isso, a Pirelli definiu que nenhum jogo de pneus poderá completar mais de 25 voltas acumuladas ao longo do fim de semana.

Assim, todos os treinos, a classificação, a sprint e a corrida entram na conta. Além disso, como o GP tem 57 voltas, o cenário passa a exigir pelo menos duas paradas obrigatórias.

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Como funcionará o novo limite

A Pirelli confirmou a medida em um documento técnico enviado às equipes. Nele, a fabricante destacou que o asfalto de Lusail gera enorme carga lateral, além de estresse térmico e desgaste acelerado.

Por isso, o controle será ainda mais rígido. Inclusive voltas sob safety car real ou virtual vão entrar no cálculo.

Por outro lado, voltas para o grid, a volta de formação e aquelas após a bandeirada ficam de fora. Antes da largada, cada piloto receberá o número de voltas restantes em cada jogo de pneus. Assim, ninguém poderá ultrapassar o limite por engano.

Decisão baseada em dados de 2024

A escolha não veio do nada. Pelo contrário, ela surgiu após uma análise detalhada do desgaste observado em 2024.

Naquela edição, vários pneus, sobretudo os dianteiros esquerdos, chegaram ao limite estrutural. Além disso, como as equipes tentaram reduzir o número de pit stops, os stints se estenderam demais. Com isso, o risco de falhas aumentou.

Em 2023, uma solução parecida já havia sido adotada. Entretanto, o motivo foi outro: as zebras piramidais causaram microcortes nos pneus.

Depois disso, o circuito foi ajustado e recebeu áreas de brita. Assim, o problema deixou de existir. Porém, agora o desgaste volta ao centro do debate.

Compostos mais duros e fim de semana sprint

O evento será em formato sprint. Portanto, cada piloto terá dois jogos duros (C1), quatro jogos médios (C2) e seis jogos macios (C3).

Além disso, a escolha pelos compostos mais duros do catálogo reforça a preocupação. Afinal, o objetivo é garantir a integridade dos pneus até a bandeirada.

 

LS - www.autoracing.com.br

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