Conselho de Verstappen mudou estratégia de Bortoleto no México
sábado, 15 de novembro de 2025 às 16:19Jantar com o tetracampeão moldou a tática do estreante na Cidade do México
O brasileiro Gabriel Bortoleto revelou que uma conversa informal durante um jantar com Max Verstappen alterou drasticamente sua abordagem estratégica para o Grande Prêmio da Cidade do México. A dupla compartilha uma amizade, e assim, o estreante costuma buscar a experiência do tetracampeão mundial.
De fato, isso ficou claro antes da etapa mexicana, onde Verstappen e Bortoleto alinharam em quinto e 16º lugares, respectivamente.
“Não F*** com isso!”
Bortoleto inicialmente planejava iniciar a corrida com pneus macios (softs). Em outras palavras, a ideia era tentar ganhar posições rapidamente logo na primeira curva. No entanto, o conselho de Verstappen o fez mudar de ideia.
“Fomos jantar na noite anterior ao México, e eu tinha em mente a ideia de largar com os macios,” Bortoleto contou ao podcast Pelas Pistas. “Eu dizia: ‘Quero largar de macios porque, você sabe, é o composto mais suave, quero fazer algumas ultrapassagens na Curva 1’.”
A resposta do holandês foi direta e incisiva, como de costume. Afinal, “Então ele [Verstappen] disse: ‘Não f*** com isso! Você vai cozinhar os pneus em cinco voltas’.”

Estrategista da Sauber Preparou Plano em Vão
A mudança de planos de última hora gerou um leve descontentamento no engenheiro da equipe Sauber, que havia dedicado tempo preparando as estratégias baseadas no plano original de Bortoleto. Para exemplificar, a rotina de trabalho foi quebrada.
“Meu irmão estava comigo,” continuou Bortoleto. “Então, acordei na manhã seguinte e disse: ‘Quero largar de médios’. Ele perguntou: ‘Por quê? Que diabos mudou?'”
A reação na equipe foi semelhante. Além disso, “Eu cheguei e disse: ‘Acho que vou de médios’. O cara olhou para mim: ‘P***, eu preparei [a estratégia] por três horas!'”, relembrou. “Mas, eu disse: ‘Tive algumas conversas’.”
A decisão se provou acertada. Como resultado, Bortoleto subiu para a 10ª colocação, garantindo seu quinto resultado com pontuação na temporada.
A Vantagem da Contramão
Verstappen, por sua vez, pensou na conversa com Bortoleto ao ser informado que a maioria dos carros ao seu redor estava optando pelo pneu macio. Consequentemente, ele refletiu sobre a tática.
“Quando alinhei e meu engenheiro disse: ‘Todo mundo ao seu redor está de macio’,” revelou Verstappen. “Naquele momento, eu pensei: ‘Ou somos incrivelmente inteligentes, ou somos incrivelmente estúpidos por não entender que o macio era realmente bom’.”
A tática de começar de médios funcionou perfeitamente. “Isso porque no fim das contas, o stint mais longo precisava ser feito com o pior pneu para a maioria,” explicou o campeão. “Nós sobrevivemos no primeiro stint estando com o pior pneu dos dois. E, o que é melhor, no segundo stint, você tem bom ritmo, melhor aderência e pode fazer algumas ultrapassagens.”
carro f1, comentar formula 1, Composto Macio, corrida F1, estratégia de pneus, formula 1, Gabriel Bortoleto, gp mexico, grid F1, max verstappen, tetracampeão
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
