Verstappen muda regras: sim racing vale para habilitação
sábado, 15 de novembro de 2025 às 10:00Nordschleife reconhece sim racing
O impressionante debut de Max Verstappen no Nordschleife provocou uma mudança histórica. Além disso, pela primeira vez, a Associação de Automobilismo da Alemanha (DMSB) passou a aceitar a simulação virtual como válida para a obtenção de permissões oficiais de circuito.
O quatro vezes campeão mundial demonstrou maturidade em setembro, ao vencer em um carro GT3 ao lado de Chris Lullham. Como resultado, a organização de corridas de endurance VLN reconheceu que a preparação virtual tem valor real. Portanto, a simulação virtual deixou de ser apenas entretenimento.
Bovas opções para a Permissão DPN B
Pilotos que buscam a crucial Permissão DPN B agora têm três caminhos:
Completar o curso padrão;
Finalizar duas Corridas Regionais de Nürburgring (RCN) com troca de piloto (ou uma solo);
Combinar uma corrida RCN com três rodadas de inverno da Série Digital de Endurance do Nürburgring (DNLS), sem penalidades.
Christian Vormann, diretor esportivo da VLN, reforçou: “Desde o lançamento da DNLS em 2020, sabemos que a simulação virtual vai além do entretenimento. Além disso, ela reproduz a realidade com precisão.”
Ele completou: “A participação de Verstappen mostrou claramente como a preparação virtual é crucial, especialmente no exigente Nordschleife. Sem dúvida, esse é o segredo dele.”
Verstappen e a preparação digital
O piloto da Red Bull acumulou incontáveis voltas no iRacing pelo Green Hell (apelido do Nordschleife), incluindo eventos da DNLS, antes de seu debut bem-sucedido ao lado de Lullham no Ferrari 296 GT3 da Emil Frey.
Além disso, Robin Strycek, coordenador esportivo do DMSB, destacou a importância da mudança: “As novas regras da Permissão DPN B reforçam ainda mais a conexão entre o automobilismo real e o digital.”
Esse reconhecimento inédito da simulação virtual como treino legítimo de automobilismo marca um momento histórico. Desde então, as autoridades alemãs já reconheciam oficialmente a simulação virtual como disciplina do automobilismo em 2018.
Por fim, Verstappen já revelou seu desejo de competir futuramente nas 24 Horas de Nürburgring, consolidando a ponte entre o mundo virtual e as pistas reais.
Chris Lullham, comentar formula 1, DNLS, DPN B permit, Emil Frey Ferrari 296 GT3, formula 1, GT3, Iracing, max verstappen, motorsport digital, Nordschleife, RCN, red bull, sim racing Nordschleife, VLN
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
