Comissários explicam punição a Piastri no GP de São Paulo

domingo, 9 de novembro de 2025 às 18:10

Piastri, Antonelli e Leclerc batem no S do Senna

Os comissários do Grande Prêmio de São Paulo foram firmes ao declarar que Oscar Piastri foi o único responsável pelo acidente que acabou com a corrida de Charles Leclerc.

Logo após um período de safety car no início da prova, a ação se intensificou na relargada da sexta volta.

Naquele momento, o piloto da McLaren viu uma oportunidade e tentou aproveitar o espaço deixado pela Mercedes de Kimi Antonelli na aproximação do S do Senna em Interlagos.

Quero ser VIP
 

Entretanto, assim que Antonelli virou o volante para contornar a curva, Piastri bloqueou os freios. Apesar da tentativa de evitar o contato, ele acabou atingindo o carro do jovem italiano.

Como resultado, Antonelli perdeu o controle e colidiu com Leclerc, o que causou danos irreversíveis na Ferrari. Dessa forma, o monegasco não teve alternativa e abandonou a corrida ainda nas voltas iniciais.

Punição dura e consequências no campeonato

Diante do incidente, os comissários aplicaram a Piastri uma penalização de 10 segundos por causar a colisão. O australiano cumpriu a punição durante uma de suas paradas nos boxes.

Mesmo assim, ele conseguiu terminar em quinto. No entanto, o resultado ampliou a diferença entre os companheiros de equipe na McLaren, deixando Piastri 24 pontos atrás do vencedor Lando Norris na luta pelo título de pilotos.

Comissários explicam a decisão com base nas diretrizes da FIA

Em documento oficial, os comissários detalharam o raciocínio por trás da punição e citaram as diretrizes de pilotagem da FIA.

“Na relargada da volta seis, o carro 81 (Piastri) tentou ultrapassar o carro 12 (Antonelli) pela parte interna da curva 1. Contudo, ele não estabeleceu a sobreposição exigida antes e no apex da curva, já que o eixo dianteiro não estava alinhado com o espelho do carro 12”.

Além disso, o texto explica que Piastri travou os freios ao tentar evitar o contato, mas não conseguiu reduzir a velocidade a tempo, o que levou à batida.

“Esse contato fez Antonelli colidir com o carro 16 (Leclerc), posicionado na parte externa. Como consequência, Leclerc foi obrigado a abandonar a prova”.

Dessa forma, o relatório conclui que Piastri foi inteiramente responsável pelo acidente.

“Uma penalização de 10 segundos e dois pontos na superlicença são apropriados e consistentes com precedentes recentes”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.