Piastri bate na Sprint, mas McLaren garante: “Recuperação imediata”
sábado, 8 de novembro de 2025 às 13:25O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, expressou total confiança em Oscar Piastri após o abandono do piloto na Sprint do GP de São Paulo. A batida custou a Piastri a chance de somar pontos cruciais no campeonato, permitindo que seu companheiro de equipe, Lando Norris, ampliasse a vantagem na disputa interna.
O custo da pista molhada
A infelicidade ocorreu na 6ª volta da corrida Sprint, disputada em condições de pista úmida. Piastri perdeu o controle de sua McLaren ao tocar na zebra molhada na parte interna da Curva 3. O australiano rodou e atingiu as barreiras, terminando ali sua corrida. Este incidente representou a perda do terceiro lugar e de seis pontos vitais no campeonato, além dos oito pontos de diferença para Norris, que venceu a Sprint.
Norris, por sua vez, aproveitou a oportunidade: venceu a Sprint e aumentou sua liderança de um para nove pontos sobre Piastri no campeonato.
É importante ressaltar que o incidente não foi isolado. Logo atrás de Piastri, Nico Hulkenberg e Franco Colapinto sofreram rodadas quase idênticas no mesmo ponto da pista. O forte impacto de Colapinto forçou a paralisação da corrida com bandeira vermelha para reparos nas barreiras.

Foco na velocidade e no “reset” mental
Com o treino classificatório programado para acontecer em breve, Stella defendeu o piloto australiano e garantiu que a velocidade de Piastri neste fim de semana é o elemento mais importante, especialmente após duas corridas abaixo do esperado em Austin e no México.
“Foi um excelente resultado para Lando, mas infelizmente perdemos uma oportunidade com Oscar”, disse Stella à F1 TV. As condições de pista eram traiçoeiras. Ao colocar a roda na zebra, a situação se torna completamente implacável. Não há forma de controlar o carro.
“Aconteceu com três pilotos na mesma volta, no mesmo ponto. Portanto, foi apenas azar, contudo, o dado mais reconfortante até agora é que Oscar tem sido rápido. Assim, olhamos para frente. Queremos capitalizar essa velocidade no classificatório e depois na corrida de amanhã.”
O engenheiro italiano acrescentou: “Ele fará uma recuperação mental imediata (resetar muito rapidamente). Tenho certeza de que, assim que ele estiver de volta com os engenheiros, já estará pensando no que podemos fazer para a classificação. O que aprendemos com a quantidade de combustível utilizada na Sprint? Pilotos de corrida fazem esse reset. Eles recomeçam. Eles não podem carregar qualquer decepção, caso contrário, estão apenas minando a própria energia. Sabemos que Oscar é extremamente capaz, muito rápido, então vamos reparar o carro e retornar à pista.”
Piastri minimiza o acidente
Comentando brevemente sobre o acidente para a Sky, Piastri demonstrou foco total no futuro: “Apenas tentando deixar isso para trás, eu acho. Vamos ver qual será o clima para esta tarde. Obviamente, há muito mais pontos em jogo amanhã, portanto, quanto melhor trabalho eu puder fazer esta tarde para garantir uma boa posição de largada, melhor será nossa situação.”
andrea stella, automobilismo, Batida Piastri, comentar formula 1, corrida sprint, equipe mclaren, f1, formula 1, GP de São Paulo, lando norris, mclaren, oscar piastri
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
