Oliver Bearman disse que “se borrou” durante disputas no México

quarta-feira, 5 de novembro de 2025 às 17:13

Oliver Bearman ultrapassa Verstappen no México

Oliver Bearman, sensação britânica da Fórmula 1, disse que “se borrou” durante a disputa com Max Verstappen no México. Ele, contudo, espera competir com os líderes da F1 com mais frequência no futuro.

O jovem piloto conquistou o melhor resultado da carreira, um P4, igualando a melhor marca da equipe americana Haas. Alcançou o resultado com um ritmo forte contra carros teoricamente mais rápidos. Piastri, Verstappen, Russell e Antonelli não conseguiram ultrapassar Bearman em uma pista com apenas dois pontos claros de ultrapassagem.

Largando em P9 no grid no México, Bearman subiu para P6 com uma largada forte. Além disso, conseguiu ultrapassar Max Verstappen na pista. Ficou lado a lado com o tetracampeão holandês, superando-o por fora na curva seguinte.

Com Hamilton penalizado e parando nos boxes para cumprir 10 segundos, Bearman subiu para as posições do pódio. Manteve-se firme contra Verstappen por um bom tempo. No entanto, embora tenha perdido a posição para Verstappen, isso aconteceu no box devido a uma estratégia diferente. O piloto holandês não conseguiu ultrapassar Bearman na pista.

Apesar da enorme pressão exercida por Oscar Piastri, da McLaren, nas voltas finais, Bearman conseguiu manter a posição. De fato, isso igualou o melhor resultado da Haas, alcançado por Romain Grosjean no Grande Prêmio da Áustria de 2018.

Uma corrida sob pressão máxima

Tendo tido a oportunidade de correr entre os líderes pela primeira vez desde que chegou à F1, Bearman estava impressionado com a situação. Mesmo em comparação com sua ótima atuação pela Ferrari no Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2024, a pressão foi inédita.

“Fiz uma boa largada, me posicionei entre os dois carros da Mercedes, eu acho”, disse ele à imprensa. Ou seja, nessas voltas, eu tinha um bom ritmo. Consegui me manter no DRS, e então George (Russell) perdeu o DRS do carro à frente.

“Depois, Max (Verstappen) tocou em (Lewis) Hamilton. Eu me beneficiei disso também, visto que coloquei ao lado de Max e consegui ultrapassá-lo por fora na curva logo a seguir.”

“Sinceramente, me borrei ao fazer a curva por fora lado a lado com Max!”

“Mas é muito legal disputar roda a roda com esses caras que eu acompanho desde que comecei a assistir F1, e eu o tive nos meus retrovisores por um bom tempo.” O piloto concluiu: “Portanto, provavelmente foi a situação de maior pressão que já enfrentei em uma corrida.”

O desejo de ser um regular no topo

Questionado se ele poderia tirar confiança da situação, por ter se saído bem contra rivais formidáveis em carros superiores, Bearman disse: “Sim, é legal.”

“Eu não esperava estar lutando contra esses carros de ponta este ano, ou nesta fase da minha carreira, mas isso me dá uma ótima sensação para o futuro.”

O jovem piloto finalizou: “Em suma, espero que isso se torne algo normal, em vez de um caso isolado.”

A Haas lançou recentemente uma atualização para o VF-25, um pacote de melhorias para o final da temporada. Isso introduziu um assoalho revisado, visando o desempenho em curvas de alta velocidade. Em comparação com muitos rivais do pelotão intermediário que permaneceram inalterados com o foco agora em 2026, as mudanças da Haas parecem estar dando frutos. Apesar disso, Bearman admitiu que um pouco de sorte também contribuiu para seu bom resultado.

“Com certeza, também tive um pouco de sorte”, disse ele.

“Se eu tivesse terminado a volta 5 em P10, como larguei, então provavelmente teria terminado em P8.”

“Mas, felizmente, consegui colocar o carro na posição certa. Afinal, às vezes isso acontece. Você precisa de um pouco de sorte para não bater, e eu aceito isso sempre.”

A Haas e o fator sorte no resultado

“Mas, na verdade, também tínhamos ritmo para nos mantermos lá. Eu tinha o Max atrás de mim no primeiro stint, depois o Kimi, depois o George e o Oscar. Ainda assim, nenhum deles conseguiu me atacar.”

“Por conseguinte, estávamos fazendo algo certo. O ritmo de classificação, honestamente, aquela volta que fiz na classificação, eu diria que estou muito, muito feliz com ela. Contudo, nossa diferença para a frente ainda é um pouco grande demais nas especificações de classificação, mas isso de alguma forma tem se mostrado vantajoso na corrida.” O foco agora é melhorar.

“Agora precisamos entender se conseguimos encontrar um equilíbrio um pouco melhor para melhorar a classificação para as próximas corridas.”

O chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, foi questionado sobre a temporada de Bearman, que se tornou piloto titular este ano após algumas corridas como substituto em 2024.

Komatsu disse que, embora a velocidade de Bearman seja inquestionável, a tarefa em que ele e a equipe estão trabalhando é alcançar a consistência necessária para que ele se torne um pontuador regular.

“Trata-se apenas de fazer um bom fim de semana. Ele ainda é um novato”, disse ele.

“Em termos de velocidade, não há dúvida. Nesse sentido, trata-se apenas de cultivar essa velocidade e atingir o pico no momento certo — consistência. É nisso que temos trabalhado.” Komatsu adicionou: “Mas, por outro lado, em Singapura, ele se saiu muito bem. E em Austin, ele teve alguns percalços. Porém, no geral, ele se classificou muito bem. E na corrida, na maior parte do tempo, teve um desempenho muito forte. Estou realmente impressionado com o progresso que ele está fazendo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.