Massa revela carta da Ferrari para silenciá-lo sobre Alonso

sexta-feira, 31 de outubro de 2025 às 9:11

Fernando Alonso e Felipe Massa

Felipe Massa afirmou que a Ferrari tentou calá-lo em 2009 enviando uma carta que o repreendia por falar publicamente sobre Fernando Alonso.

Ele contou a história durante o depoimento apresentado em seu processo contra a Fórmula 1, a FIA e Bernie Ecclestone, dentro das investigações sobre o escândalo conhecido como crashgate.

Naquela época, o caso ainda provocava grande polêmica. Isso porque, durante o GP de Singapura de 2008, Nelsinho Piquet bateu de propósito, o que permitiu que Alonso herdasse a vitória. Como consequência, a manobra mudou completamente o rumo do campeonato daquele ano.

Quero ser VIP
 

Ferrari tentou controlar o discurso de Massa

Cerca de um ano depois, Massa revelou à imprensa que acreditava que Alonso sabia do plano da Renault. Logo em seguida, a Ferrari reagiu com rapidez e enviou uma carta ordenando que ele parasse de comentar o caso.

Além disso, o piloto explicou que a carta chegou antes mesmo da confirmação oficial da contratação de Alonso pela equipe para 2010. Portanto, o aviso da Ferrari ocorreu num momento delicado, em meio a negociações internas e à tensão nos bastidores.

Segundo Massa, ele descobriu o acordo pouco antes do grave acidente no GP da Hungria de 2009, quando uma mola atingiu seu capacete e fraturou seu crânio. A partir daí, sua carreira sofreu uma reviravolta, embora ele tenha voltado às pistas meses depois.

Massa recusou a exigência e agiu por conta própria

O ex-piloto, no entanto, recusou o pedido da Ferrari. Em vez de ceder, preferiu agir com independência e manter sua posição.

“Em outubro de 2009, eu disse aos jornalistas que acreditava que Alonso – o outro piloto da Renault – sabia que o acidente tinha sido proposital”, contou Massa.

“Quando a Ferrari descobriu, a empresa GSA, responsável pelos contratos da equipe, me mandou uma carta em 16 de outubro de 2009 me repreendendo por falar sobre Alonso”.

De acordo com o brasileiro, Henry Peter, advogado da Ferrari, assinou o documento. Além disso, a equipe preparou um comunicado oficial e pediu que ele o divulgasse à imprensa. Mesmo assim, Massa ignorou a ordem e seguiu seu próprio caminho.

“Decidi não usar o texto que eles prepararam. Em vez disso, preferi dizer apenas que era hora de olhar para o futuro”, concluiu o brasileiro.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.