Norris comanda TL1 em Austin; Hülkenberg surpreende e bate Piastri

sexta-feira, 17 de outubro de 2025 às 15:35

Lando Norris

Lando Norris cravou o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres (TL1) no Circuito das Américas (COTA), mas a McLaren viu sua potencial dobradinha ser negada por um piloto inesperado.

O destaque inesperado do treino

Nico Hülkenberg surpreendeu a todos, relegando Oscar Piastri para a terceira posição. O alemão fez uma volta final extremamente rápida, incluindo o setor do meio mais veloz de toda a sessão. Hülkenberg, aliás, mostrou que a Sauber tem potencial em COTA.

Max Verstappen, por sua vez, foi o mais rápido em sua primeira tentativa com pneus macios. Contudo, imediatamente perdeu o posto para Fernando Alonso. O piloto da Aston Martin encerrou o treino em uma forte quarta posição, ficando à frente do atual campeão mundial.

Quero ser VIP

Problemas e azar para os favoritos

Verstappen tentava melhorar seu tempo quando enfrentou uma saída de traseira dramática na sequência de curvas de alta velocidade no início da volta. Ele comunicou ao seu engenheiro de corrida, Gianpiero Lambiase, que queria ir para os boxes. A equipe Red Bull, entretanto, o aconselhou a permanecer na pista, pois a sessão estava no fim e ele precisava executar uma largada de treino.

A sessão foi rapidamente interrompida com bandeira vermelha após ser avistado um pedaço de detrito na saída da Curva 19. A peça, ao que tudo indica, caiu do carro de Lance Stroll depois que o canadense da Aston Martin escapou da pista e retornou ao traçado.

Logo após o reinício, a Williams chamou Carlos Sainz Jr. para os boxes devido a um suspeito problema de câmbio. Os mecânicos imediatamente começaram a desmontar o FW47. A equipe disse que espera consertá-lo a tempo para que ele participe do treino classificatório da Sprint Race ainda hoje. Seu companheiro de equipe, Alexander Albon, terminou a sessão em um sólido sexto lugar.

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, também parou de correr no final da sessão. Ele reportou um cheiro de óleo no cockpit antes de entrar nos boxes e ser empurrado para a garagem da equipe.

Escolhas de pneus e incidentes no meio do grid

Lewis Hamilton liderou a tabela de tempos com pneus duros no início do treino. Em sua última tentativa, o heptacampeão optou pelo composto médio. Essa escolha o deixou em oitavo, atrás de George Russell, que também utilizou pneus médios em vez de macios no final da sessão.

O rookie Isack Hadjar finalizou o treino em nono, logo à frente da dupla da Haas, liderada por Oliver Bearman. Seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, teve um incidente incomum na Curva 11. Ele escapou para a brita, deixando grossas linhas pretas. Ocon relatou no rádio que um dos freios travou completamente e, por isso, retornou aos boxes.

Confira os tempos:

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.