Polêmica de 2007: Alonso e o bônus que a McLaren barrou
domingo, 12 de outubro de 2025 às 10:00Um ex-engenheiro da McLaren revelou um episódio marcante. Segundo ele, Fernando Alonso entregou mil euros em dinheiro a cada membro da sua equipe após uma corrida bem-sucedida no Nürburgring em 2007.
Mark Slade, ex-engenheiro da equipe de Woking, contou ao jornal Marca que o bicampeão mundial de Fórmula 1 presenteou os mecânicos com envelopes de dinheiro. Ele compartilhou a história. Primeiramente, Alonso pediu uma lista de todos os membros da equipe para dividir os ganhos da corrida após o bom desempenho no circuito alemão.
O bônus barrado pela diretoria
Slade detalhou o pedido inusitado: “No Nürburgring em 2007, no primeiro dia, Fernando veio até mim e disse: ‘Você pode me dar uma lista de todos que trabalham no meu carro?’”
“Assim, fiz uma lista que achei correta, o melhor que pude, incluindo o responsável pelo reabastecimento, o operador de combustível e o técnico de pneus,” Slade explicou. “Contudo, eu não sabia o motivo. Quando estava pronta, eu disse: ‘Aqui está a lista’.”
Posteriormente, Alonso retornou. “Um tempo depois, ele voltou pela manhã e disse: ‘Você pode pedir para esses caras da lista me encontrarem nos fundos?’”
Alonso confidenciou a Slade que gostava de compartilhar seus ganhos com seus membros da equipe. “Não é algo que eu tenha feito na McLaren até agora, mas é algo que gosto de fazer para mostrar meu apreço por estarem no meu carro e fazerem um trabalho tão bom.”
A incompatibilidade entre Alonso e McLaren
O bicampeão, portanto, dividiu seus ganhos da corrida com toda a equipe. Infelizmente, a diretoria esportiva da McLaren não aprovou. Slade alegou que o diretor esportivo forçou os membros da equipe a devolverem o dinheiro. Ameaçados de demissão, eles devolveram os valores.
“Acredito que isso mostrou a incompatibilidade entre Fernando e a McLaren… Eu gostava muito de Fernando e gostava de trabalhar com ele. Definitivamente, ele era um bom cara,” continuou Slade.
Consequentemente, o incidente aprofundou uma relação já instável entre o bicampeão e a McLaren. Assim, Alonso deixou a equipe sediada em Woking no ano seguinte.
2007, Bônus F1, comentar formula 1, dinheiro f1, engenheiro f1, fernando alonso, formula 1, lewis hamilton, mark slade, mclaren, nurburgring, Relação F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.