Vasseur exige: Ferrari precisa resolver o ‘lift and coast’

domingo, 12 de outubro de 2025 às 9:30

Frederic Vasseur

Vasseur exige: Ferrari precisa resolver o ‘lift and coast’

O chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, acionou o alerta máximo. Ele destacou a necessidade urgente de sua equipe resolver os problemas de “lift and coast”. Afinal, eles afetaram gravemente o desempenho da escuderia no Grande Prêmio de Singapura.

No Circuito de Marina Bay, a equipe instruiu Charles Leclerc a praticar o “lift and coast”. Basicamente, esta prática exige que o piloto tire o pé do acelerador na aproximação da curva. Em seguida, o piloto aplica os freios, mas só depois de um período de inatividade do pedal. Leclerc recebeu instruções de “lift and coast” diversas vezes neste ano. Portanto, isso sugere um problema estrutural para a equipe italiana.

“Não há como lutar” sem corrigir o freio

A Ferrari luta para terminar o ano na vice-liderança do campeonato de construtores. Para isso, Vasseur reconheceu a importância de corrigir o defeito imediatamente.

“Se não conseguirmos resolver o problema, não há como lutar,” Vasseur disse à mídia. “Isso significa que temos que corrigir o problema para a corrida, com certeza. Certamente, a próxima corrida será uma história diferente.”

Quero ser VIP

Leclerc terminou a etapa de Singapura apenas em sexto lugar. Infelizmente, seu colega de equipe, Lewis Hamilton, caiu para o oitavo lugar na classificação final. Ele perdeu os freios nas etapas finais da prova.

Este foi um resultado frustrante para a Ferrari. Afinal, a equipe venceu a corrida em Marina Bay dois anos atrás.

A perda de ritmo e o ponto de frenagem

Vasseur demonstrou incerteza sobre a real velocidade da Ferrari. Perguntaram a ele se o ritmo da equipe era comparável ao dos líderes antes dos problemas. “Honestamente, eu não sei,” respondeu Vasseur.

“Acredito que fizemos algumas voltas [com eles]. Contudo, depois disso, você já não sabe,” disse ele. “Porém, pedimos a Charles para fazer um ‘lift and coast’ muito cedo na corrida.”

Além disso, o problema vai além da perda de tempo no fim da reta. Vasseur explicou a complexidade da técnica. “Ou seja, o piloto também precisa encontrar o ponto de frenagem correto,” disse. “Na verdade, durante toda a corrida, você precisa mudar o balanço. Um pouco mais para trás, um pouco mais para a frente. Por conseguinte, você precisa manter o balanço certo.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.