Ben Sulayem é acusado de restringir eleição da FIA

quinta-feira, 9 de outubro de 2025 às 9:09

Mohammed Ben Sulayem

Mohammed Ben Sulayem enfrenta novas acusações de ter criado barreiras quase intransponíveis para qualquer rival que tente desafiá-lo na eleição presidencial da FIA, marcada para dezembro.

Três nomes – o americano Tim Mayer e as europeias Laura Villars e Virginie Philipott – já confirmaram sua intenção de concorrer.

No entanto, segundo o portal espanhol Soy Motor, “não é que os candidatos tenham dificuldade para vencer; o problema é que aparentemente eles nem conseguem se inscrever”.

Quero ser VIP
 

Regras eleitorais geram polêmica

De acordo com o Soy Motor, Ben Sulayem aprovou recentemente um novo regulamento eleitoral que na prática dificulta qualquer tentativa de oposição.

Isso porque, para lançar uma candidatura, é preciso apresentar até 24 de outubro uma equipe completa de 10 integrantes, sendo sete vice-presidentes de esporte.

Esses vice-presidentes, contudo, devem ser escolhidos a partir de uma lista pré-aprovada com apenas 28 nomes. Além disso, há cotas regionais obrigatórias, o que complica ainda mais o cenário. Em várias regiões, há apenas candidatos alinhados ao atual presidente.

Por exemplo, o relatório aponta que existe apenas um nome elegível na América do Sul, Fabiana Ecclestone, que apoia Ben Sulayem.

Isso significa que nenhum rival pode montar uma chapa completa sem recorrer a pessoas leais ao incumbente. Situação semelhante ocorre na África, onde os dois nomes disponíveis também demonstram apoio explícito ao atual presidente.

“Fim de jogo”, diz a imprensa espanhola

Diante desse panorama, o Soy Motor foi categórico: “Fim de jogo”. Para o portal, mudar a presidência da FIA exigiria nada menos que uma revolução interna no comitê central, já que as regras atuais praticamente blindam o cargo de Ben Sulayem.

Assim, enquanto o prazo para registro de chapas se aproxima, cresce a percepção de que a próxima eleição da FIA pode ser meramente simbólica, reforçando ainda mais o poder do atual mandatário.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.