Russell vence e McLaren é campeã de construtores em Singapura
domingo, 5 de outubro de 2025 às 10:44
George Russell
George Russell transformou a pole position em uma vitória dominante no Grande Prêmio de Singapura.
Desde a largada, o britânico impôs ritmo e controle absolutos, enquanto a McLaren conquistou o título de construtores em meio a um novo capítulo de tensão interna.
Logo na primeira volta, Lando Norris e Oscar Piastri se tocaram, provocando caos na equipe. Ao forçar Piastri para fora na curva 3, Norris ganhou duas posições, subindo de quinto para terceiro.

O australiano caiu para quarto e ficou furioso. A cena, embora breve, criou um clima pesado no rádio da McLaren.
Enquanto isso, Russell abria vantagem e Verstappen tentava resistir, mas com dificuldades. A corrida seguiu em ritmo intenso, com a Mercedes claramente superior.
Título confirmado, mas McLaren enfrenta crise interna
Mesmo sob polêmica, a McLaren garantiu os 13 pontos necessários para conquistar seu segundo título consecutivo de construtores.
No entanto, o feito foi ofuscado pelo conflito entre seus pilotos. Piastri terminou em quarto, visivelmente irritado com a decisão da equipe de não intervir no incidente.
Ao mesmo tempo, Norris manteve-se firme em terceiro. Apesar de ter tentado pressionar Max Verstappen em vários momentos, não conseguiu encontrar brechas.
O holandês, embora enfrentasse falhas nas trocas de marcha do RB21, defendeu-se com maestria e segurou a posição até o fim.
Assim, a Red Bull evitou um desastre maior, mas Verstappen saiu frustrado com a performance limitada do carro.
Largada caótica e decisões arriscadas de pneus
Minutos antes da prova, uma breve chuva transformou o circuito de Marina Bay em um quebra-cabeça. O segundo e o terceiro setores ficaram úmidos, enquanto o primeiro permaneceu seco.
Ainda assim, todos os pilotos decidiram largar com pneus slicks. Apenas Verstappen, entre os sete primeiros, arriscou com os macios. Por conta disso, Alex Albon e Pierre Gasly começaram dos boxes, o que reduziu o grid para 18 carros.
Assim que as luzes se apagaram, Russell arrancou de forma impecável com pneus médios novos. Verstappen, de macios usados, precisou se contentar com o segundo lugar.
Logo atrás, Norris fez uma largada explosiva, passando Piastri na curva 3 e tocando levemente a traseira de Verstappen. O contato danificou a ponta da asa dianteira do britânico, mas por sorte o dano não comprometeu sua corrida.
Enquanto isso, Piastri perdia tempo e posição, completamente indignado com o toque. Porém, a McLaren optou por não tomar nenhuma atitude.
Russell abre vantagem e Verstappen sofre com o carro
Nas primeiras voltas, Russell ampliou a diferença volta após volta. Na oitava, já tinha 3.6s de vantagem sobre Verstappen. O britânico controlava a prova com ritmo consistente, enquanto o holandês reclamava novamente das trocas de marcha.
A diferença subiu para quase seis segundos na volta 12. Nesse momento, Norris começou a se aproximar do piloto da Red Bull, mantendo-se a pouco mais de um segundo de distância.
Enquanto isso, no fundo do pelotão, Yuki Tsunoda e Gabriel Bortoleto inauguraram as paradas nos boxes ao fim da volta 13. Logo depois, Norris acertou o muro da curva 17, mas seguiu ileso.
Estratégias decisivas e pressão até o fim
A Red Bull chamou Verstappen na volta 19. A McLaren, por sua vez, hesitou. A Ferrari reagiu primeiro, parando Charles Leclerc na 21. Já Russell só trocou pneus na 25, consolidando o controle da prova.
Dessa vez, a McLaren não esperou tanto e chamou Norris na 26. O britânico voltou 3.5s atrás de Verstappen, mas com pneus sete voltas mais novos. Piastri parou na 27, porém enfrentou um pit stop lento e retornou dez segundos atrás do companheiro.
Com todos os líderes usando pneus duros, Russell liderava tranquilo, seguido por Verstappen, Norris e Piastri. A vantagem do britânico era sólida, mas Verstappen começou a reduzir a diferença volta após volta.
Entretanto, uma forte travada na curva 14 jogou o esforço do holandês por terra. A diferença voltou a crescer para cinco segundos, o que recolocou Norris na disputa direta pelo segundo lugar.
A partir da volta 46, com o tráfego intenso, Norris entrou na zona de DRS e manteve-se próximo até o final. Contudo, o britânico não conseguiu uma brecha para atacar.
Vitória tranquila e controle absoluto da Mercedes
Russell cruzou a linha de chegada com mais de cinco segundos de vantagem, garantindo uma vitória impecável em Singapura. Verstappen e Norris completaram o pódio, enquanto Piastri terminou em quarto, frustrado com o desfecho.
Logo atrás, Kimi Antonelli foi o quinto. Leclerc, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Oliver Bearman e Carlos Sainz fecharam o top 10. Nenhum piloto abandonou a corrida, o que confirmou a confiabilidade dos carros nesta fase final da temporada.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | George Russell | Mercedes | 62 | 1:40:22.367 |
2 | Max Verstappen | Red Bull | 62 | +5.430s |
3 | Lando Norris | McLaren | 62 | +6.066s |
4 | Oscar Piastri | McLaren | 62 | +8.146s |
5 | Kimi Antonelli | Mercedes | 62 | +33.681s |
6 | Charles Leclerc | Ferrari | 62 | +45.996s |
7 | Lewis Hamilton | Ferrari | 62 | +80.251s |
8 | Fernando Alonso | Aston Martin | 62 | +80.667s |
9 | Oliver Bearman | Haas | 62 | +93.527s |
10 | Carlos Sainz | Williams | 61 | 1 volta |
11 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 61 | 1 volta |
12 | Yuki Tsunoda | Red Bull | 61 | 1 volta |
13 | Lance Stroll | Aston Martin | 61 | 1 volta |
14 | Alexander Albon | Williams | 61 | 1 volta |
15 | Liam Lawson | Racing Bulls | 61 | 1 volta |
16 | Franco Colapinto | Alpine | 61 | 1 volta |
17 | Gabriel Bortoleto | Sauber | 61 | 1 volta |
18 | Esteban Ocon | Haas | 61 | 1 volta |
19 | Pierre Gasly | Alpine | 61 | 1 volta |
20 | Nico Hulkenberg | Sauber | 61 | 1 volta |
comentar formula 1, construtores F1, corrida Singapura, formula 1, george russell, GP de Singapura, lando norris, marina bay, mclaren, mercedes, oscar piastri, resultado F1, Russell vence GP de Singapura, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.