Russell e o vestuário: batida encurta teste de resfriamento
sexta-feira, 3 de outubro de 2025 às 12:15A estreia do vestuário de resfriamento da Fórmula 1 na Ásia ficou pela metade para George Russell. O piloto da Mercedes não conseguiu concluir o teste da veste no Treino Livre 2 do GP de Singapura após um estranho acidente, forçando um “banho mais cedo” no paddock.
Batida no TL2 anula teste da FIA
O incidente aconteceu a cerca de 20 minutos do fim do TL2. Sob as luzes noturnas, Russell perdeu o controle do carro na frenagem para a Curva 16. Ele tocou na barreira TecPro, arrancando a asa dianteira antes de retornar lentamente aos boxes.
A equipe confirmou que o piloto não voltou mais à pista. Consequentemente, Russell interrompeu a avaliação do colete de resfriamento. A FIA decretou o uso do vestuário devido ao risco de calor, com a temperatura do ar acima de Celsius.

“Não tinha certeza do que aconteceu”
Russell detalhou o que causou o incidente. “Foi um pouco estranho, para ser honesto. Não tenho muita certeza do que aconteceu”, começou a explicar.
“Freiei um pouco mais cedo, entrei na curva um pouco mais devagar, mas, em seguida, simplesmente perdi a traseira. Felizmente, a batida foi de frente e o dano não foi grande, mas obviamente acabou o treino. Isso é um pouco irritante, desculpe à equipe por isso. Aconteceu no treino, felizmente, e não na classificação.”
O piloto britânico sentia o carro melhor antes da batida. “O TL1 foi desafiador. Naquelas primeiras voltas do TL2, tive uma sensação muito melhor com o carro. A velocidade parecia superior”, afirmou Russell. “Não completamos voltas rápidas, não houve tempo significativo na tabela. Contudo, se juntarmos os setores, o ritmo parecia bem melhor.”
Vestuário de resfriamento falhou antes do acidente
O piloto revelou, entretanto, que o sistema de resfriamento falhou antes da batida. “Não consegui fazer [o colete de resfriamento] funcionar no TL2. Eu usava a veste, mas ela não estava em operação. Depois, tive um banho mais cedo, então vamos focar no Sábado.”
Apesar do contratempo, Russell não mostra preocupação excessiva. “Não foi nossa melhor Sexta-feira, de forma alguma. Mas em Singapura, a pista sempre evolui muito. Também existe uma pequena ameaça de chuva no ar, então não estou muito preocupado.”
acidente f1, comentar formula 1, fia, formula 1, george russell, GP de Singapura, mercedes amg f1, pista de rua, Treino Livre 2, Vestuário Resfriamento, Voz Ativa, Yoast SEO
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.